Ceni reforça treinos de defesa e São Paulo comemora 3 jogos sem levar gols

JOSÉ EDUARDO MARTINS

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Mais do que o empate por 0 a 0 contra o Defensa y Justicia, na Argentina, com um jogador a menos, o São Paulo celebrou o fato de terminar mais uma partida sem levar gols. Depois de ser criticado por ser vazado em 13 jogos consecutivos, o sistema defensivo do time completou três duelos de invencibilidade. O motivo para tal êxito pode ter ligação com o reforço do trabalho específico do técnico Rogério Ceni.

Durante as atividades no CT da Barra Funda, o treinador tem se dedicado especialmente à defesa. Jogadas de bola parada, por exemplo, são bastante ensaiadas pelo ex-goleiro. Outro ponto cobrado pelo treinador é a marcação alta. A ideia é que todos os jogadores, mesmo os atacantes, ajudem o sistema defensivo. No jogo desta quarta (5), por exemplo, até o centroavante Lucas Pratto contribuiu com a marcação.

"O mérito não é só da defesa, porque toda a equipe está correndo e se dedicando muito", elogiou o zagueiro Rodrigo Caio, que se lembrou dos questionamentos feitos anteriormente. "A gente foi muito cobrado no começo do campeonato e completamos o terceiro jogo sem tomar gols", reforçou Rodrigo Caio.

Na visão do elenco, a evolução do sistema defensivo também ajuda a dar mais confiança ao time, que volta a jogar neste sábado (8), contra o Linense, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Como venceu o primeiro duelo do mata-mata por 2 a 0, o São Paulo garante a vaga até mesmo em caso de derrota por 1 a 0.

"É importante quando você joga fora de casa não levar gols", destacou o goleiro Denis. "Isso [terceiro jogo sem levar gol] é importante, vínhamos tomando muitos gols", completou o volante Jucilei.

Individualmente, os defensores também mostraram uma evolução. Lucão, por exemplo, foi titular no segundo jogo consecutivo e teve bom desempenho. "Fico feliz pela minha atuação, mas triste pelo resultado, já que tivemos chances para marcar gols e sair de campo com a vitória. Eu me senti tranquilo em campo, joguei com confiança", avaliou Lucão.

Para a sequência do estadual, Rogério Ceni ainda terá dois reforços. Os zagueiros Maicon e Lugano, que cumpriram suspensão na Copa Sul-Americana, estão liberados para jogar no Paulista.