CBF quer finais da Libertadores e da Sul-Americana no Brasil

Decisão será tomada pela Conmebol ainda no primeiro semestre deste ano. CBF tem esperança por ter perdido a Sul-Americana no ano passado.

Decisão será tomada pela Conmebol ainda no primeiro semestre deste ano. CBF tem esperança por ter perdido a Sul-Americana no ano passado.
Decisão será tomada pela Conmebol ainda no primeiro semestre deste ano. CBF tem esperança por ter perdido a Sul-Americana no ano passado. Foto: (Nathalia Aguilar - Pool/Getty Images)

Depois de ter 'perdido' a final da Copa Sul-Americana do ano passado, que estava marcada para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, por causa das eleições presidenciais no Brasil, a CBF tem esperança que a Conmebol presenteie o Brasil com as finais únicas da Copa Libertadores da América, marcada para o dia 11 de novembro, e a da Sul-Americana, que será disputada no dia 28 de outubro, dois sábados.

Dirigentes da entidade máxima do futebol nacional acreditam que a malha aérea brasileira e a estrutura de hotéis, além dos estádios preparados para a Copa do Mundo de 2014, podem ser fatores diferenciais para que a organização continental escolha o país como sede das suas duas grandes competições anuais.

Leia também:

A decisão, que deve ser tomada pelos dirigentes da Conmebol ainda no primeiro semestre deste ano, ainda não tem uma data oficial marcada. O Conselho da entidade se reunirá para debater e definir os rumos das copas.

Outro fator importantíssimo visto pelos cartolas da CBF é de que as três últimas finais de Libertadores foram entre clubes brasileiros: Flamengo x Athletico em 2022, Palmeiras x Flamengo em 2021, Santos x Palmeiras em 2020. Se forem puxados os anos anteriores, em 2019 o Flamengo também chegou à final, mas contra o River Plate, e o Grêmio chegou à finalíssima em 2017, contra o também argentino Lanús.

Não é a Conmebol que sugere as cidades que sediam os torneios, mas, sim, os próprios locais que se apresentam à entidade máxima do futebol da América do Sul como possíveis palcos para as decisões de Libertadores e Sul-Americana.

O período de 'inscrições' ainda não foi encerrado, podendo as confederações nacionais se manifestarem a respeito de interessados.