CBF diz em nota que Flamengo merece ser considerado 'hepta'

Elenco do Flamengo comemora o título da Libertadores (Wagner Meier/Getty Images)
Elenco do Flamengo comemora o título da Libertadores (Wagner Meier/Getty Images)

Rio - Sem jogar, o Flamengo conquistou o título Brasileiro antecipado, no último fim de semana e reacendeu a polêmica sobre o Campeonato de 1987. Depois de se referir ao clube hexacampeão, em reportagem do site UOL, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou atrás e divulgou nota em que considera o Rubro-Negro merecedor da designação de heptacampeão, mesmo reconhecendo o Sport oficialmente como o campeão brasileiro daquele ano.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

SIGA O YAHOO ESPORTES NO FLIPBOARD

– A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo. A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, a título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro – diz a nota.

Leia também:

Entenda o caso

O clube da Gávea se considera dono de sete títulos brasileiros: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019. O Sport, no entanto, entrou na Justiça para ser reconhecido como único campeão da Copa União do ano de 1987.

Há 32 anos, a CBF, em grave crise financeira, abriu mão de organizar o Brasileirão, deixando a tarefa a cargo do Clube dos 13. O torneio foi chamado de Copa União, da qual o clube de Recife sagrou-se campeão.

Meses depois, a CBF voltou atrás e organizou um outro campeonato os times divididos em dois módulos, verde e amarelo. O módulo verde era composto pelos clubes integrantes do Clube dos 13, enquanto o amarelo abrigava as equipes que não jogaram a Copa União.

Ao final da disputa, o Flamengo, campeão do módulo verde, e o Internacional, vice-campeão, se recusaram a jogar contra o Sport e o Guarani, vencedor e vice, do módulo amarelo. A situação deu início à polêmica.

Em 2017, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) bateu o martelo e declarou o Sport como único campeão de 1987.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também