CBF diz em nota que Flamengo merece ser considerado 'hepta'

LANCE!
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - NOVEMBER 24: Gabriel Barbosa of Flamengo cheers to fans with teammate Filipe Luis during the celebrations the day after Flamengo won the Copa CONMEBOL Libertadores on November 24, 2019 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Wagner Meier/Getty Images)
Elenco do Flamengo comemora o título da Libertadores (Wagner Meier/Getty Images)

Rio - Sem jogar, o Flamengo conquistou o título Brasileiro antecipado, no último fim de semana e reacendeu a polêmica sobre o Campeonato de 1987. Depois de se referir ao clube hexacampeão, em reportagem do site UOL, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) voltou atrás e divulgou nota em que considera o Rubro-Negro merecedor da designação de heptacampeão, mesmo reconhecendo o Sport oficialmente como o campeão brasileiro daquele ano.

SIGA O YAHOO ESPORTES NO INSTAGRAM

SIGA O YAHOO ESPORTES NO FLIPBOARD

– A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo. A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, a título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro – diz a nota.

Leia também:

Entenda o caso

O clube da Gávea se considera dono de sete títulos brasileiros: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 e 2019. O Sport, no entanto, entrou na Justiça para ser reconhecido como único campeão da Copa União do ano de 1987.

Há 32 anos, a CBF, em grave crise financeira, abriu mão de organizar o Brasileirão, deixando a tarefa a cargo do Clube dos 13. O torneio foi chamado de Copa União, da qual o clube de Recife sagrou-se campeão.

Meses depois, a CBF voltou atrás e organizou um outro campeonato os times divididos em dois módulos, verde e amarelo. O módulo verde era composto pelos clubes integrantes do Clube dos 13, enquanto o amarelo abrigava as equipes que não jogaram a Copa União.

Ao final da disputa, o Flamengo, campeão do módulo verde, e o Internacional, vice-campeão, se recusaram a jogar contra o Sport e o Guarani, vencedor e vice, do módulo amarelo. A situação deu início à polêmica.

Em 2017, no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) bateu o martelo e declarou o Sport como único campeão de 1987.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter