Cavs perdem a liderança no Leste; Westbrook salva o Oklahoma

E aquilo que ninguém esperava aconteceu. Depois de liderar a Conferência Leste desde o começo da temporada, o Cleveland Cavaliers foi ultrapassado pelo Boston Celtics na tabela. O fato ocorreu após os Cavs serem atropelados nesta segunda, fora de casa, pelo San Antonio Spurs por 103 a 74, menor pontuação da equipe no torneio. Em seu pior jogo, LeBron James recebeu uma cotovelada no pescoço e precisou deixar a quadra para receber atendimento.

Jogando no AT&T Center, em San Antonio, os Cavs conseguiram dar certo equilíbrio nos primeiros cinco minutos, mas os donos da casa logo assumiram as rédeas do confronto e apenas aumentaram sua vantagem através dos períodos. Já no último quarto, os Spurs chegaram a ter 33 pontos de frente para os adversários.

Principal nome da franquia de San Antonio nas últimas temporadas, Kawhi Leonard foi o cestinha do jogo, com 25 pontos. O ala ainda pegou seis rebotes, deu seis assistências, roubou três bolas e deu um toco em LeBron. LaMarcus Aldridge e Pau Gasol, vindo do banco, adicionaram mais 14 tentos ao marcador dos Spurs.

Pelo Cleveland, mesmo sem ter jogado o último período, LeBron foi o maior destaque. O MVP das finais da última temporada saiu de quadra com 17 pontos, oito rebotes e oito assistências. Kyrie Irving (oito) e Kevin Love (nove), não conseguiram assumir o protagonismo do time e fazer frente para o jogo coletivo dos Spurs.

Agora, a equipe de Ohio caiu para a segunda colocação do Leste, com 47 vitórias e 26 derrotas, um triunfo a menos que os Celtics (48v 26d). Ambas as equipes ainda terão um último confronto, em Boston, no dia cinco de abril. Sem perder há cinco jogos, os Spurs seguem firme na vice-liderança do Oeste, com 57 triunfos e 16 revezes, atrás apenas do Golden State Warriors (59v 14d).

Os Celtics voltam à quadra nesta quarta-feira, em casa, contra o Milwaukee Bucks, enquanto os Cavs só jogam novamente na quinta-feira, ainda longe de seus domínios, contra o Chicago Bulls.

OKC x DAL – Um dos principais candidatos ao título de MVP da temporada, o armador Russell Westbrook teve uma de suas noites mais decisivas pelo Oklahoma City Thunder. Com mais um triplo-duplo, seu 37º na temporada, o camisa 0 fez 16 pontos só no último quarto contra o Dallas Mavericks e foi o responsável por uma virada nos últimos dez segundos. O Thunder venceu por 92 a 91.

Depois de liderar durante todos os últimos três quartos, os Mavericks chegaram aos três minutos finais com 13 pontos de vantagem. Foi então que começou o show de Westbrook. O armador colocou a bola de baixo do braço e anotou 12 dos 14 pontos da equipe que bastaram para a virada. No último lance, Harrison Barnes tentou o arremesso de três pontos, mas ficou no aro e os donos da casa viram a vitória escapar junto com Russell.

O astro do OKC saiu de quadra com 37 pontos, 13 rebotes e 10 assistências, anotando seu terceiro triplo-duplo seguido e 37º na temporada – 100º se contarem todos os jogadores da NBA. Com nove jogos a serem disputados, o jogador agora está a quatro TD’s de igualar o recorde de Oscar Robertson da temporada de 1961/1962.

Confira os demais resultados da rodada:

Orlando Magic 112 x 131 Toronto Raptors

Detroit Pistons 95 x 109 New York Knicks

Memphis Grizzlies 90 x 91 Sacramento Kings

New Orleans Pelicans 100 x 108 Utah Jazz