Cavalos conhecem os atletas? Como viajam? Saiba detalhes sobre os animais que disputam a Olimpíada

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 minuto de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Cavalos têm rotina de atletas - Foto: Behrouz Mehri/AFP via Getty Images
Cavalos têm rotina de atletas - Foto: Behrouz Mehri/AFP via Getty Images

Os primeiros dias do hipismo na Olimpíada de Tóquio trouxeram uma série de dúvidas nos torcedores esporádicos do esporte. As redes sociais foram inundadas de questões. Os atletas conhecem os cavalos no momento da disputa? Como os animais viajam? Eles ganham medalha?

A verdade é que os cavalos pertencem aos competidores e possuem uma rotina de dar inveja a qualquer atleta. A preparação, aliás, costuma acontecer antes mesmo do nascimento. Os animais muitas vezes são selecionados geneticamente, com preferência para aqueles que descendem de linhagens já vencedoras no esporte.

Leia também:

Quando nascidos, os cavalos são preparados desde cedo para competir, com alimentação especial e uma série de outros cuidados com a saúde. Durante os primeiros anos de vida, eles são adestrados, mas somente por volta dos 8 ou 9 anos finalmente começam a participar de provas.

A vida útil dos animais nas competições, aliás, é relativamente curta. Depois de tanto tempo de preparação, os atletas costumam utilizar seus cavalos por cerca de cinco ou seis anos. Posteriormente, o bicho é aposentado e pode se transformar, então, em reprodutor, para dar origem a novos competidores.

Transporte para os Jogos

Assim como os atletas, os cavalos viajam de avião para as competições. E foi esse o caso da Olimpíada de Tóquio, o que exigiu uma logística toda especial.

No dia 15 de julho, 36 cavalos que disputariam os Jogos embarcaram em um Boeing da Emirates SkyCargo na cidade de Liege, na Bélgica, que possui um hotel especial para os animais, rumo a Tóquio, com parada de 90 minutos em Dubai para abastecimento.

No voo, estavam representantes de diversos países, entre eles, o Brasil. Durante a viagem, os cavalos são alimentados e hidratados frequentemente e instalam-se em estábulos especiais, nos quais também dormem.

Medalha para o animal?

Chegada a hora da competição, o cavalo é primordial para o sucesso de um cavaleiro na Olimpíada. Ao contrário dos atletas, porém, os animais não recebem medalha caso terminem entre os três primeiros de sua competição. Eles são presenteados com uma fita de reconhecimento pelo resultado.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos