Catar teria espionado FIFA com ex-agente da CIA

·2 min de leitura
UKRAINE - 2021/11/20: In this photo illustration, FIFA World Cup Qatar 2022 logo is seen on a smartphone screen. (Photo Illustration by Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)
País do Oriente Médio teria espionado entidade antes da votação realizada em 2010. Foto: (Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

O Catar fez uso de um serviço de espionagem para obter vantagens e receber a Copa do Mundo de 2022 no próximo ano. As informações publicadas pela Associated Press, agência internacional de notícias, denunciam o país do Oriente Médio.

O serviço teria sido feito por Kevin Chalker, ex-oficial de operações da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA). Foram analisados por Chalker, ainda em 2010, os membros responsáveis por escolher o local da Copa do Mundo do Catar. A definição, inclusive, fez parte de uma investigação por acusações de corrupção na escolha, porém a FIFA absolveu o país sede em 2015.

Leia também:

Segundo a AP, Chalker ainda teria acompanhado as ofertas de outros países para sediarem a competição internacional, além de contratos, faturas, e-mails e documentos comerciais.

Autoridades do Catar e da FIFA, apesar de questionadas sobre o tema polêmico, não comentaram o caso. Já Kevin Chalker emitiu um comunicado à imprensa onde diz que suas empresas "nunca se envolveriam em vigilância ilegal" de pessoas ou empresas.

A Copa do Mundo do Catar já tem 13 seleções confirmadas para o torneio: Catar, Alemanha, Dinamarca, Brasil, França, Bélgica, Croácia, Espanha, Sérvia, Inglaterra, Suíça, Holanda e Argentina. A FIFA confirmou que as repescagens intercontinentais para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, serão disputadas em partidas únicas, em campo neutro e que os duelos serão descobertos através de sorteio.

Em 26 de novembro, as quatro seleções classificadas para as repescagens saberão seus adversários para o último estágio antes de garantir vaga no Mundial. A repescagem da Copa do Mundo de 2022 será disputada após a definição dos grupos da competição. É isso mesmo, o sorteio será realizado em 1º de abril do próximo ano sem que todos os participantes sejam conhecidos.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos