Casemiro chega ao clássico como líder de desarmes do futebol europeu

O meio-campista brasileiro provavelmente será improvisado na zaga contra o La Coruña

O Real Madrid conta com uma importante arma para segurar o trio MSN, do Barcelona, neste domingo (22): o brasileiro Casemiro vive grande fase, é o líder de desarmes do futebol europeu e será um dos pilares defensivos do time merengue no clássico.

A estatística chama atenção: Casemiro tenta 4,6 desarmes por jogo e ganha 68% deles. Apenas um jogador nas seis principais ligas da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França e Portugal) tem uma média exatamente igual, Maxime Gonalons, capitão do Lyon.

Nenhum jogador de Real ou Barça chega perto de Casemiro nesse quesito de desarmes. No time merengue o segundo colocado é o também brasileiro Danilo, com 3,1 desarmes por partida. Já na equipe catalã o líder é Sergio Busquets, que faz função semelhante à de Casemiro, mas tenta apenas 2,6 desarmes por jogo. 

Veja números de Casemiro no Campeonato Espanhol:

 

O lado negativo é que, com tantas tentativas de desarmes, Casemiro também comete muitas faltas. É o líder nesse quesito entre jogadores de Real e Barça, com 2,2 faltas. No recente jogo contra o Bayern de Munique, pela Liga dos Campeões, ele cometeu cinco das sete faltas do Real e por pouco não foi expulso.

Se Casemiro conseguir encontrar o equilíbrio entre a eficácia dos desarmes e a quantidade de faltas, o trio MSN e o meio-campo do Barcelona dificilmente fará gols no Real, neste domingo, às 15h45 (de Brasília).