Cascavel conquista título inédito da Liga Nacional de Futsal; modalidade vem crescendo no Brasil

·4 min de leitura
Cascavel é o atual campeão da LNF (Foto: Guilherme Mansueto/Magnus Futsal)


Conhecida dentro do esporte por ser uma competição equilibrada e de alto nível, a Liga Nacional de Futsal (LNF) conheceu o seu campeão no último domingo. O Cascavel, após vencer o jogo de ida por 3 a 1, goleou o Magnus Futsal por 6 a 0, na volta, e conquistou o título inédito.

A Liga Nacional de Futsal (LNF) é considerada um dos torneios mais fortes do mundo, com jogos de alto nível e equipes repletas de craques. Na contramão do que ocorre no futebol, 50% dos jogadores da seleção convocados para a Copa do Mundo defendem equipes brasileiras. Dos times tradicionais do futebol brasileiro, apenas o Corinthians participa da liga, com um título conquistado.

Neste ano, a LNF viveu a maior cobertura midiática de sua história. Além da exibição de um jogo por rodada no SporTV, mais de 150 jogos foram transmitidos ao vivo pelo streaming. Foram 10 jogos por rodada, de 11 partidas disputadas, com produção da NSports e transmissão na LNF TV. Para o executivo Guilherme Figueiredo, CEO da NSports, o público brasileiro está consumindo cada vez mais conteúdos relacionados à modalidade.

- Em 2021, a NSports foi a Casa do Futsal brasileiro. Além da LNF, transmitimos também os principais campeonatos da Confederação Brasileira de Futsal, que administra os torneios disputados pelos clubes, tanto no masculino quanto no feminino. O Brasil tem muita tradição na modalidade, somos os maiores campeões do mundo, temos inúmeros praticantes e o engajamento nas plataformas digitais só cresce. As partidas estão sendo muito equilibradas e com certeza teremos grandes jogos nesta final inédita - disse o executivo.

Impulsionada pela Copa do Mundo de Futsal, que ocorreu em outubro, a modalidade vive um momento de crescimento e divulgação. Em 2021, pela primeira vez, a seleção esteve sob o comando da CBF em um torneio oficial. A entidade assumiu a gestão em abril e organizou o processo final de preparação para o Mundial, realizado na Lituânia.

Apesar da eliminação para a Argentina na semifinal, pela primeira vez na história a TV aberta transmitiu todos os jogos da seleção brasileira de futsal na Copa do Mundo. De acordo com Bruno Maia, especialista em marketing e inovação, a exposição na mídia é fundamental para que o esporte se consolide no mercado publicitário.

- O futsal vive um momento de expansão midiática, é um conteúdo que tinha pouca exploração pela TV aberta, e as coberturas da Copa do Mundo e da LNF são de extrema importância para a modalidade. Ter uma grande audiência é fundamental na construção de novos ídolos, o Falcão se aposentou há pouco tempo e o futsal precisa criar novos personagens para continuar crescendo. Eu não tenho dúvidas que a transmissão da Copa do Mundo na TV aberta trouxe um grande desenvolvimento para o esporte no país - afirmou Maia.

Série com Fred do Desimpedidos e celeiro de craques

No ano passado, o Youtube produziu a série “Vai pra cima, Fred”, mostrando a jornada do influenciador Fred do Desimpedidos como jogador profissional do Sorocaba (Magnus Futsal), finalista da liga. A exibição somou 32 milhões de visualizações e se tornou uma febre nas redes sociais, principalmente entre as novas gerações.

- A série do Fred trouxe muita visibilidade para a modalidade, e a Copa do Mundo de Futsal veio logo na sequência, em um momento promissor para o cenário brasileiro. É um esporte com um potencial de crescimento enorme, temos mais de 10 milhões de praticantes no país. O baixo custo com equipamentos e a grande quantidade de quadras espalhadas pelas escolas, prédios e praças ao redor do Brasil são facilitadores para que a modalidade ganhe cada vez mais espaço nos aspectos esportivos e midiáticos - explicou Renê Salviano, fundador da agência HeatMap, especializada em captação de patrocínios no universo esportivo.

Muitos craques reconhecidos no futebol iniciaram suas trajetórias dentro das quadras. Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Neymar e Robinho são exemplos de jogadores que iniciaram na modalidade e depois se tornaram protagonistas no futebol mundial. O craque Lionel Messi, reconhecido por ter controle de bola, dribles curtos e muita habilidade, começou no futebol de salão do Newell’s Old Boys, da Argentina.

Segundo Júnior Chávare, dirigente com passagens pelas categorias de base de São Paulo, Grêmio, Atlético-MG e Juventus-ITA, o esporte é importante na formação dos jogadores por despertar a capacidade de improviso e melhorar o desenvolvimento técnico dos atletas jovens.

- O futsal é importante para aprender o domínio, o passe, o chute com a perna trocada. O canhoto precisa aprender a chutar com a direita. Quando eu estava na base do Atlético-MG, as categorias mais novas treinavam na quadra até quatro vezes por semana. A modalidade tem o histórico de formar grandes craques, é um jogo com pouco espaço e alta intensidade, que estimula o desenvolvimento dos jogadores - analisou Chávare, executivo de futebol com passagens por Bahia, São Paulo, Grêmio e Atlético-MG.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos