Carrasco da Seleção, ex-Botafogo... Conheça o primeiro clube dos EUA a jogar o Mundial de Clubes


O Seattle Sounders bateu o Pumas, do México, nesta quarta-feira e se tornou campeão da Concachampions, a Liga dos Campeões da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe). O título vem junto com uma marca histórica, pois será o primeiro time dos Estados Unidos a disputar o Mundial de Clubes. O LANCE! traz algumas curiosidades sobre o clube da terra do Tio Sam, que conta com velhos conhecidos dos brasileiros.

HISTÓRIA
O Seattle Sounders foi fundado em 2007 e passou a jogar a Major League Soccer (MLS) somente em 2009. É um ‘clube fênix’, pois utilizou do mesmo nome de outro time que foi extinto. Além do título da Concachampions, o Seattle tem dois títulos da MLS e quatro US Open Cup.

BOTAFOGO
A equipe do Seattle Sounders conta com dois jogadores ex-Botafogo: os meias Lodeiro e João Paulo. O uruguaio, que também já defendeu o Corinthians, está no clube desde 2016, é capitão da equipe e marcou um gol na final da Concachampions. Enquanto João Paulo chegou em 2020, justamente após sair do Alvinegro.

EX-GRÊMIO
Outro jogador com passagem no futebol brasileiro e que atua pelo clube é o ponta Léo Chu. O jovem de 22 anos foi revelado nas categorias de base do Grêmio e teve uma boa passagem pelo Ceará, em 2021.

CARRASCO DA SELEÇÃO
O ataque do Seattle Sounders conta com o peruano Raúl Ruidíaz. O jogador tem uma história polêmica envolvendo a Seleção Brasileira. Mesmo com passagem no Coritiba, ele ficou marcado no Brasil após marcar um gol de mão que resultou na eliminação da Seleção da Copa América de 2016 e na demissão do técnico Dunga do cargo.

Lodeiro
Lodeiro

Lodeiro, uruguaio capitão do Seattle Sounders (Divulgação/Lodeiro)

EX-ARSENAL
O ídolo do Arsenal, que conquistou duas Premier League e três Copa da Inglaterra, também passou pelo Seattle Sounders. Em 2009, Ljungberg foi um dos destaques da equipe na conquista de sua primeira US Open Cup.

DONOS DO CLUBE
O proprietário maioritário do clube é o produtor de Hollywood Joe Roth. O cineasta produziu filmes como "Malévola", "Alice Através do Espelho" e "Os Esquecidos". E como sócio minoritário tem Paul Allen, co-fundador da Microsoft e proprietário da equipe de futebol americano Seattle Seahawks e da equipe da NBA Portland Trail Blazers.

> City segue sem Champions: listamos 14 clubes tradicionais que nunca levaram a competição

IRMÃOS ROLDÁN
O clube tem dois irmãos na equipe titular. O lateral Álex Roldán e o meia Cristian Roldán fazem uma dobradinha pela direita. O irmão mais velho, Cristian, foi um dos destaques na conquista do título, marcando um gol e sete assistências em oito jogos. Ambos também integram a seleção de El Salvador.

Ljungberg
Ljungberg

Ljungberg, ídolo do Arsenal (Foto: TAKIS TAKATOS / AFP)

XBOX
O Seattle Sounders foi patrocinado entre 2009 e 2018 pela Xbox, marca de jogos eletrônicos desenvolvida pela Microsoft. Somente nos primeiros cinco anos, a parceria rendeu 20 milhões de dólares ao clube.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos