Carioca servirá como recomeço no Flamengo para promessa que ganhou espaço com Jorge Jesus


Enquanto Vítor Pereira seguirá a pré-temporada com o elenco principal do Flamengo nas próximas semanas, o técnico Mário Jorge comandará o Sub-20 nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca com alguns reforços pontuais. Ramon, de 21 anos, é um desses atletas. De volta ao Ninho do Urubu após defender o Red Bull Bragantino em 2022, o lateral-esquerdo tem no Estadual a primeira chance de um recomeço no clube e em sua carreira. Promessa nas divisões de base, o atleta ganhou espaço com Jorge Jesus, mas teve a trajetória interrompida por um trágico acidente.

Em dezembro de 2021, o lateral-esquerdo atropelou Jônatas Davi dos Santos, entregador de aplicativos, e foi denunciado por homicídio culposo pelo Ministério Público - relembre o caso. Ramon ficou sem atuar até março, por conta de uma lesão muscular segundo o Flamengo, e foi emprestado ao Braga. No clube paulista, foi reserva de Luan Cândido, um dos destaques na Série A,

Foram 19 atuações pelo Brasileirão e Libertadores, sendo nove como titular, ao longo de 2022. Pouco para o potencial de Ramon e também insuficiente para o Bragantino desejar a permanência do jogador de 21 anos. De volta à pré-temporada no Ninho do Urubu, o lateral está à disposição do técnico Mário Jorge, sendo, talvez, o mais experiente entre os jogadores que disputarão as primeiras rodadas do Carioca, uma oportunidade para recuperar o espaço no clube que o projetou.

CHAMOU A ATENÇÃO DO MISTER

Negociado junto ao Nova Iguaçu, Ramon chegou ao Ninho do Urubu em 2016. A capacidade ofensiva logo o fez ser destaque no Sub-17 e Sub-20 do time campeão dos principais campeonatos da base em 2018 e 2019, ano em que passou a integrar alguns treinos do profissional, chamando a atenção do Mister. Em 2020, foi integrado ao grupo principal e disputou 12 jogos. Na época, ainda era terceira opção, atrás de Renê, mas visto por JJ como um potencial substituto de Filipe Luís.

Já sob o comando de Rogério Ceni e, posteriormente, de Renato Gaúcho, Ramon disputou 24 partidas em 2021, sendo titular do Flamengo 13 vezes e dando duas assistências para gols. Terminou a temporada, outra vez, em alta com a torcida, que pedia mais chances ao jovem lateral.

Ramon e Everton Ribeiro - Flamengo
Ramon e Everton Ribeiro - Flamengo

Ramon duelando com Everton Ribeiro (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)