Candidato a presidente dos EUA dá ultimato: pagamento igual às jogadoras ou nada de Copa

Goal.com

As eleições presidenciais dos Estados Unidos ganharam outro campo: o futebol. Isto porque o democrata Joe Biden atacou a Federação de Futebol dos Estados Unidos (USS) por seguir com sua política de pagamento que privilegia os atletas das seleções masculinas em detrimento às mulheres. 

Na última sexta-feira, um juiz recusou ação movida contra a entidade que pedia uma indenização por conta da desigualdade. A petição foi realizada por um grupo de 28 atletas lideradas pela bicampeã mundial Alex Morgan. 

Megan Rapinoe Alex Morgan USWNT World Cup 2019
Megan Rapinoe Alex Morgan USWNT World Cup 2019
Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

O juiz federal R. Gary Klausner, entretando, ainda permitiu que vá a julgamento no próximo mês ação contra tratamento desigual em viagens, hospedagem e suporte médico. A seleção feminina é tetracampeã mundial e olímpica, enquanto a equipe masculina ao menos se classificou para a Copa de 2018, na Rússia.

Foi neste momento em que Biden entrou na questão. O ex-vice-presidente de Barack Obama usou as redes sociais para apoiar as jogadoras e disse que "quando for presidente, podem procurar outro lugar para bancar a Copa do Mundo". Os Estados Unidos receberão o Mundial masculino de 2026 junto a Canadá e México.

Biden superou Bernie Sanders na disputa do Partido Democrata e será confirmado como candidato a presidente na convenção da organização em agosto. Ele tenta vencer Donald Trump, que busca a reeleição pelos Republicanos. 

Joe Biden ainda não anunciou sua escolha para vice-presidente, mas já há uma atleta se "candidatando". Durante transmissão ao vivo no Instagram com o presidenciável e sua esposa, a atual dona do prêmio de melhor do mundo da Fifa, Megan Rapinoe, se voluntariou.

"Não quero te jogar na fogueira. Acho que consigo jogar bola e fazer isso ao mesmo tempo", disse Rapinoe a Biden. "Mas se precisar de uma vice-presidente, estou disponível para uma entrevista. Podemos conversar sobre logísticas e outros detalhes. Coloca na sua lista, sem pressão", brincou.

 

Leia também