Canadá se une ao México em disputa com EUA por peças automotivas

·2 min de leitura
(Arquivo) Linha de montagem da General Motors em Detroit, nos EUA, em 17 de novembro de 2021 (AFP/MANDEL NGAN) (MANDEL NGAN)

O Canadá anunciou nesta quinta-feira (13) que se juntará ao México para desafiar a forma como os Estados Unidos interpretam as regras do setor automotivo dentro do novo acordo comercial entre os três países, que substituiu o antigo Nafta.

Na semana passada, o México solicitou a um painel de solução de controvérsias que estabeleça que a interpretação de Washington sobre os requisitos de conteúdo conhecidos como regras de origem é incorreta.

"O Canadá se une à solicitação do México para estabelecer um painel de resolução de disputas", afirmou a ministra de Comércio Internacional do país, Mary Ng.

A funcionária do governo canadense garantiu que a interpretação de Washington é "inconsistente" com o acordo de integração entre Estados Unidos, México e Canadá, conhecido pela sigla em inglês USMCA, que entrou em vigor em julho de 2020 e permite que os carros fabricados na região fiquem livres de impostos.

A disputa se concentra em como as partes e os componentes que não têm origem na América do Norte são tratados sob essas regras, segundo o México, que acrescentou que vários meses de consultas não foram suficientes para resolver a controvérsia.

O acordo comercial firmado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou o requisito de conteúdo regional para os veículos para 75%, quando o limite anterior estabelecido pelo Nafta era de 62,5%.

"O Canadá acredita que um painel de resolução de disputas ajudará a garantir uma resolução oportuna deste problema", afirmou Ng.

Segundo o pacto, espera-se que o painel publique um relatório no meio deste ano, durante o verão no hemisfério norte.

Canadá e México também estão incomodados com o que chamam de política protecionista dos Estados Unidos sobre o desenvolvimento de veículos elétricos, argumentando que isso prejudica suas indústrias.

gen/tib/dw/bgs/ag/dg/rpr/mvv

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos