Campeão da NBA pelo Lakers vira soldado na guerra da Ucrânia

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Slava Medvedenko foi companheiro de Kobe Bryant e Shaquille O'Neal em dinastia do Lakers. Foto: Richard Hartog/Los Angeles Times via Getty Images
Slava Medvedenko foi companheiro de Kobe Bryant e Shaquille O'Neal em dinastia do Lakers. Foto: Richard Hartog/Los Angeles Times via Getty Images

Slava Medvedenko, ex-jogador de basquete ucraniano que ganhou dois anéis da NBA (2001 e 2002) com o Los Angeles Lakers comandado por Shaquille O'Neal e Kobe Bryant, agora é um dos soldados que defende a Ucrânia da invasão de seu país ordenada por Vladimir Putin.

"15 anos após seu último jogo na NBA, os dias de Slava Medvedenko como jogador já são como um sonho para ele. Desde 24 de fevereiro, Medvedenko, que não tinha treinamento militar anterior, serviu nas forças de defesa territorial da Ucrânia", explica o portal esportivo 'The Atletic'.

Leia também:

O ex-jogador de 2,08 metros e 43 anos, que jogou seis temporadas pelos Lakers com médias de 5,4 pontos e 2,9 rebotes em 249 jogos vestidos de roxo e dourado, deu entrevista ao 'The Athletic' em que explica seu dia-a-dia para proteger sua família e sobreviver à invasão do exército russo.

Medvedenko, que não tem treinamento militar, mas deu seus primeiros passos na política ucraniana, sobrevive equipado com um fuzil Kalashnikov (AK-47) e binóculos.

O ex-jogador dos Lakers e Hawks conta que os combates em Kiev se intensificam à noite e que em um deles ele viu 20 mísseis disparados contra tropas russas para tentar destruir um sistema de radar ucraniano.

"Você pode imaginar? Você está sentado em um posto de controle e vê um grande foguete voando sobre você?", explica Medvedenko a Bill Oram no 'The Athletic'.

"Sinto que tenho que estar na Ucrânia e ajudar meu país... minha nação. Temos que ser fortes", prossegue Medvedenko.

Neste momento de conflito, Slava Medvedenko concentra seus esforços em ajudar as pessoas afetadas pelos ataques russos, patrulhando seu bairro em busca de sabotadores e criando uma fundação de caridade com o objetivo de ajudar crianças ucranianas e levar alimentos para as áreas afetadas pela invasão.

"Organizamos um quartel de autodefesa em nossa área. Algumas pessoas trabalham com logística, outras cuidam da ordem pública nas ruas. Estou patrulhando a cidade, enquanto minha esposa está trabalhando em um centro de comunicação", explicou Slava Medvedenko.

Na entrevista Slava Medvedenko diz que ganhou alguns títulos da NBA apoiando Shaquille O'Neal e agora convida Shaq para Kiev para apoiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos