Campeão de Libertadores e ex-zagueiro do Corinthians: quem é Luciano Dias, novo auxiliar-técnico do Timão

Luciano Dias já foi jogador do Corinthians no passado (Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio)


Após o Corinthians recuar com a decisão de seguir com Rodrigo Santana como auxiliar técnico da comissão de Fernando Lázaro, o Timão acertou a contratação de Luciano Dias. O profissional já foi jogador do clube alvinegro no passado.

Nascido em 1970, começou sua carreira no futebol em 1990, quando defendeu o Grêmio - e foi, inclusive, campeão da Copa Libertadores. Luciano Dias atuou pela equipe gaúcha por sete anos. Lá, venceu diversos campeonatos. Entre eles, estão os Campeonatos Gaúchos de 1990, 1993, 1995 e 1996, o Brasileiro de 1996, a Copa do Brasil de 1994 e 1997, a Libertadores de 1995 e a Recopa Sul-Americana em 96.

Neymar iguala marca de Pelé: veja os maiores artilheiros da Seleção na história

Veja tabela da Copa do Mundo e simule os próximos jogos

Após se despedir dos anos vitoriosos no Grêmio, na época sob o comando de Luiz Felipe Scolari, foi para o Standard de Liège, na Bélgica. Lá, atuou de 1997 e 1999 - quando deixou a equipe, rumo ao Corinthians.

Pelo Timão, equipe para onde retornará agora como auxiliar-técnico, estreou no dia 15 de agosto de 1999, contra o Deportivo de La Coruña. A partida era válida pelo Troféu Teresa Herrera e terminou empatada por 1 a 1.

Pelo Time do Povo, atuou em seis partidas, com três vitórias, dois empates e uma derrota. Esteve presente na conquista do Brasileirão do mesmo ano e jogou com o elenco campeão mundial dos anos 2000. Depois desta curta passagem, o defensor atravessou o mundo e foi atuar pelo futebol japonês.

Como treinador, iniciou sua carreira em 2004, comandando o Social Esportiva Vitória, mas um dos trabalhos de maior destaque aconteceu em 2007, quando treinou o Rio Preto e ajudou a equipe subir para a elite do futebol paulista.

Na segunda metade do ano seguinte, foi contratado pelo Guarani. No Guarani, por sua vez, ajudou o Bugre subir para a série B do Campeonato Brasileiro. Pela série A2 do Campeonato Paulista, tem dois títulos: pelo Botafogo-SP (2012) e Santo André (2016). Em 2014, chegou a comandar as categorias de base do Grêmio.

Em 2016, também passou pelo Sergipe. No ano posterior, dirigiu o Comercial de Ribeirão Preto - na série A3 do Campeonato Paulista. Em 2020, treinou o Monte Azul, na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. No ano passado, em junho, foi contratado pelo XV de Piracicaba.

Conforme o LANCE! adiantou, Luciano Dias havia acertado com o Taubaté no fim de outubro para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista, que começa em janeiro do próximo ano. Porém, optou por aceitar o convite corintiano e deve comunicar a sua decisão à equipe do interior paulista nos próximos dias. À reportagem, o Esporte Clube Taubaté afirmou que se pronunciará sobre o assunto em momento oportuno.

Esta experiência vasta como técnico e, até mesmo como jogador, pode ser de grande potencial para a equipe de Fernando Lázaro. Além de Luciano, a comissão do Corinthians para a temporada 2023 conta com o auxiliar Thiago Larghi e o preparador físico Flávio de Oliveira.