Campeão das divisões inferiores do Chile, conheça o Unión La Calera, rival do Flu na Copa Sul-Americana

Joel Silva
LANCE!
Unión La Calera eliminou a Chapecoense na Sul-Americana de 2019 (Foto: Divulgação/Conmebol)
Unión La Calera eliminou a Chapecoense na Sul-Americana de 2019 (Foto: Divulgação/Conmebol)


O Fluminense vai iniciar a sua caminhada na Copa Sul-Americana contra o Unión La Calera, um clube de pequeno porte do Chile. Fundado em 1954, o time jamais venceu um torneio de elite. Seus títulos são de divisões inferiores: conquistou três vezes a Segunda Divisão (1960/61, 1983/84 e 2017/18) e em duas ocasiões, a Terceira Divisão (1990 e 1999/00).

O Unión La Calera vai disputar pela segunda vez a Copa Sul-Americana. O time participou da edição de 2019, caindo na segunda fase, para o Atlético-MG. No primeiro jogo, venceu no Chile por 1 a 0, mas acabou perdendo em Belo Horizonte pelo mesmo placar. Nos pênaltis, deu Galo, 3 a 0. Na primeira fase, eliminou a Chapecoense. Em casa, o jogo terminou em 0 a 0. Já em Chapecó, abriu o placar e mesmo com um jogador a menos, segurou o empate em 1 a 1.

Em âmbito nacional na última temporada, o Unión La Calera foi eliminado nas quartas de final da Copa do Chile e ficou na 4ª posição no Campeonato Chileno, que foi encerrado faltando seis rodadas por conta dos protestos no país. A equipe somou 37 pontos, com nove vitórias, 10 empates e 6 derrotas, marcando 29 gols e sofrendo 23, melhorando a sua colocação em relação ao ano anterior, quando terminou na 6ª posição.

GRAMA SINTÉTICA E LOGÍSTICA PODEM COMPLICAR

O primeiro jogo, ainda sem data definida, vai ser no Maracanã. Portanto, o Fluminense decide a vaga em La Calera, cidade que que fica na província de Quillota, localizada na Região de Valparaíso, no Chile. O local está no nível do mar, fazendo com que o Tricolor não se preocupe em jogar contra a altitude. Entretanto, o Estádio Municipal Nicolás Chahuán Nazar, inaugurado neste ano, possui grama sintética, mas não possui grande capacidade, suportando apenas 9,2 mil pessoas.

Para chegar até o local da partida, o Fluminense vai ter que percorrer um trecho do caminho de ônibus, já que a cidade não tem aeroporto. O mais próximo fica em Concón, Valparaíso, na proximidade de Viña Del Mar, cerca de 41 km de distância de La Calera.

CHILENOS SÃO FREGUESES

Se depender do histórico do Fluminense contra equipes chilenas, o torcedor pode ficar despreocupado. Pela Copa Sul-Americana, o Tricolor possui três confrontos, levando a melhor em duas ocasiões. Neste ano, eliminou o Antofagasta, na primeira fase, ao empatar no Maracanã em 0 a 0 e vencer como visitante por 2 a 1. Em 2009, nas quartas de final, superou a Universidad de Chile, empatando em 2 a 2, em casa, e ganhando fora, por 2 a 1.

A única vez que foi eliminado aconteceu em 2005, quando caiu para a Universidad Católica, nas quartas de final. O Tricolor venceu em São Januário, por 2 a 1, mas acabou derrotado no Chile, pelo placar de 2 a 0. Ainda em competição internacional, enfrentou o Huachipato, na fase de grupos da Libertadores de 2013, vencendo fora de casa e empatando no Rio de Janeiro.
















Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também