Camisa histórica de Maradona é vendida por R$ 44 milhões
Artigo de coleção, a camisa utilizada pelo astro argentino Diego Armando Maradona na partida contra a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, onde o camisa 10 fez o gol de mão mais famoso da história do futebol, foi arrematada por 7,1 milhões de libras, aproximadamente R$ 44,3 milhões na cotação atual.
A peça de coleção estava sob posse do ex-jogador da Seleção da Inglaterra Steve Hogde, que trocou de camiseta com Maradona naquela partida onde os argentinos bateram os ingleses por 2 a 1 com dois gols do eterno Diego. O segundo gol, depois do gol de mão, é considerado um dos mais bonitos da história, onde Maradona recebe a bola no meio do campo, dribla mais de meio time adversário e finaliza a bola no fundo das redes.
Leia também:
Hodge, inclusive, fez parte da história ao tentar recuar a bola para o goleiro inglês Peter Shilton, onde Maradona pulou e golpeou a bola da partida com a mão, encobrindo o goleiro adversário e marcando o primeiro gol da Argentina. Em 2020, depois de Maradona falecer, o ex-jogador inglês que possui o artigo de colecionador informou que a camisa não estaria à venda, mas mudou de ideia.
Uma das filhas de Maradona, porém, afirma que a peça não foi usada nos gols da partida. Dalma Maradona, em entrevista para uma rádio argentina, disse que: "Não é a camisa que meu pai usou no segundo tempo". Segundo a filha Dalma e a ex-mulher de Maradona, Claudia Villafane, esta é a camisa que Maradona vestiu no primeiro tempo. Ele vestiu uma camisa diferente no segundo tempo, em que marcou os dois gols. “Tenho certeza que Hodge não tem, e eu sei quem tem,” disse Dalma que completou: “Eu não quero dizer quem tem, porque isso é loucura.”
A casa de leilões diz que usou técnicas especiais para garantir que a camisa corresponda aos dois gols, mas a ex-mulher Villafane não se impressionou. “É a nossa palavra contra a daquele ex-jogador. Acho que ele também não precisa do dinheiro, a menos que o leiloe por uma boa causa”, disse ela ao jornal Clarin.