Caminhos diferentes: quais são as prioridades de Inter e Grêmio na temporada 2021?

Fabio Utz
·2 minuto de leitura

Pela primeira vez desde 2015 o Grêmio não vai disputar a fase de grupos da Libertadores. Pois este é exatamente o mesmo período no qual o Internacional não representa, sozinho, o Rio Grande do Sul na principal competição sul-americana. É justamente este paralelo que faz abrir a discussão: quais serão as prioridades da dupla Gre-Nal em 2021? Com base nas ações diretivas e nos discursos de cada um dos lados, o 90min tenta desvendar esta questão.

1. Internacional e a Libertadores

Olhos vermelhos brilham para o torneio continental | Pool/Getty Images
Olhos vermelhos brilham para o torneio continental | Pool/Getty Images

Mesmo que o Inter esteja iniciando um novo projeto e, em paralelo, tenha que resolver problemas financeiros de grande vulto, é impossível tirar a Libertadores do primeiro plano vermelho. O esforço para contratar Taison e tê-lo já nas primeiras rodadas da competição (não na estreia, pois sequer chegou a Porto Alegre) aponta para o tamanho dos desejos vermelhos. Se vai ter sucesso, ninguém sabe. Ms o olho brilha para a taça mais cobiçada da América.

2. Grêmio e as competições nacionais

Tricolor tem Brasileirão como principal objetivo em 2021 | Wagner Meier/Getty Images
Tricolor tem Brasileirão como principal objetivo em 2021 | Wagner Meier/Getty Images

O Grêmio, mesmo eliminado da Libertadores, tem a possibilidade de disputar a Copa Sul-Americana e se manter em evidência no continente ao longo do ano. Mas o clube nem cita esta competição, que nunca conquistou. Neste domingo, o presidente Romildo Bolzan Júnior deixou muito claro que os olhos do clube estão voltados para Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, tanto que falou que o novo treinador (ainda não anunciado) poderá trabalhar a equipe e implantar seus conceitos nos "45 dias" prévios ao Nacional.

3. E o Gauchão?

Dupla Gre-Nal já está classificada para a fase semifinal | Silvio Avila/Getty Images
Dupla Gre-Nal já está classificada para a fase semifinal | Silvio Avila/Getty Images

Bem, ganhar o Estadual é muito melhor do que perder. Mas, nesse momento, ninguém parece muito preocupado com isso. Grêmio e Internacional já estão assegurados nas semifinais. O Tricolor lidera a fase classificatória com 21 pontos, um a mais que o Colorado, segundo colocado. Os dois ainda têm uma partida pela frente.