Por que câmeras com mais megapixels não garantem fotos melhores

Yahoo Finanças

À medida que o mercado de smartphones se torna cada vez mais competitivo, novos modelos de aparelhos tem surgido com câmeras que apresentam mais de 40 megapixels. Parece incrível, não? Mas o que isso significa na prática?

SIGA O YAHOO FINANÇAS NO INSTAGRAM

BAIXE O APP DO YAHOO FINANÇAS (ANDROID / iOS)

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A verdade é que a crença de que mais megapixels nos proporcionam uma foto de qualidade superior é falsa.

Leia também

De acordo com uma publicação da revista norte-americana Scientific American, a qualidade das imagens não funciona na lógica ‘quanto mais melhor’. A definição afeta o tamanho da imagem e não a qualidade, e esses números funcionam para dar uma ideia de quanta vezes o registro pode ser ampliado sem perder a nitidez.

“Mega” significa“ um milhão e “pixel” é ponto, e um megapixel é exatamente igual a 1 milhão de pixels. Uma imagem de 5 megapixels, por exemplo, tem cinco milhões de pixels. Se sua intenção é imprimir a imagem em um formato grande, como um A2, então é melhor considerar o número de megapixels.

Em busca de qualidade

Se você apenas quer ter boas imagens, o que importa é o tamanho dos pixels e não a quantidade deles. A maioria dos fotógrafos iniciantes e profissionais diz que o ingrediente mais importante no sistema óptico é o sensor, porque essa é a parte que captura a luz. Afinal, sem luz não há foto.

Novo Xiaomi Mi 9, apresentado em fevereiro deste ano (Foto: REUTERS/Jason Lee)
Novo Xiaomi Mi 9, apresentado em fevereiro deste ano (Foto: REUTERS/Jason Lee)

A luz entra pela lente da câmera e passa para o sensor da câmera, que recebe as informações e as traduz em um sinal eletrônico. A partir daí, o processador de imagem cria a imagem e a ajusta para corrigir um conjunto típico de falhas fotográficas, como ruído.

“O tamanho do sensor de imagem é importante e, em geral, quanto maior o sensor, maiores seus pixels. E quanto maiores os pixels, mais luz ele pode coletar”, resume a Scientific American.

Normalmente, o fabricante do telefone celular especifica o tamanho do sensor da câmera. Te diz alguma coisa saber que o sensor do iPhone 8 é 1/3 ou que, no Samsung Galaxy S9, ele é de 1/2,6? Quanto menor o divisor (3 ou 2,6), maior e melhor é o sensor.

Câmeras que apresentam entre 8 e 12 MP costumam funcionar para quem não é profissional. Na hora de comprar o seu próximo celular, procure analisar outras características como o processador, para não ficar travando o tempo todo e a capacidade de armazenamento.

Portanto, da próxima vez que você quiser saber o quão boa é a câmera do celular, não se deixe guiar apenas pelo marketing.

Leia também