Camarotti destaca 'aposta perneta' e desgaste de Bolsonaro após queda de Caboclo às vésperas da Copa América

·2 minuto de leitura


O escândalo de abuso sexual e moral abalou não só a estrutura política da Confederação Brasileira de Futebol, mas também aumentou o desgaste de Bolsonaro. É o que afirma Gerson Camarotti, comentarista político da Globo. Acusado de assédio sexual, o afastado Rogério Caboclo era peça fundamental na estratégia do governo federal para a realização da Copa América no Brasil.
+ Confira a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas!

Para Camarotti, a queda de Caboclo em um momento crucial 'aumentou a preocupação' do núcleo bolsonarista.

- O afastamento de Caboclo aumentou muito a preocupação no núcleo mais próximo de Bolsonaro. A avaliação é que Bolsonaro fez toda sua aposta na proposta de Caboclo em trazer a Copa América para o Brasil, mesmo em um momento de dificuldade. O presidente tinha o interesse em trazer a competição para fortalecer sua narrativa de que está tudo normal em uma situação próxima à terceira a onda da pandemia - disse o comentarista.

- Bolsonaro apostou na segurança que havia em um suposto consenso na CBF. Agora, com o afastamento de Caboclo, que o governo não sabe por quanto tempo, acaba expondo essa ação do governo. Era uma aposta casada entre Caboclo e Bolsonaro. Agora, ela vira uma aposta perneta, uma vez que o Caboclo deixa a CBF em um momento crucial em que é notória a insatisfação dos jogadores. Não há a certeza de como serão conduzidos os próximos dias - completou.

Segundo o jornalista e escritor, Bolsonaro segue às escuras e perde a linha tênue entre segurança e controle para realização da competição sul-americana.

- A pressão do governo para substituição de Tite já impactou na imprensa internacional. Essa é mais uma aposta do governo em ter um ambiente mais controlado e seguro, um cenário em que poderia ter um técnico como aliado. A postura firme do Caboclo também ajudaria a manter a Copa América improvisada no Brasil, apesar dos riscos sanitários - ponderou Camarotti.

- Agora tudo fica inseguro. É uma acusação grave envolvendo uma peça importante nessa estratégia imediatista de Bolsonaro. Ele fez uma aposta e agora deve assumir todo esse desgaste a mais pelo afastamento do Caboclo - concluiu.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos