NFL tem encontro histórico entre brasileiros em campo

Yahoo Esportes
Cairo Santos e Duzão durante os treinos conjuntos de Bucs e Fins (Instagram/@csantos19)
Cairo Santos e Duzão durante os treinos conjuntos de Bucs e Fins (Instagram/@csantos19)

Os últimos dias foram históricos para o Brasil na NFL. Durante os treinos conjuntos entre as equipes do Miami Dolphins e do Tampa Bay Buccaneers em Tampa Bay, Flórida, houve, pela primeira vez na história, o contato direto entre atletas brasileiros.

Cairo Santos, kicker dos Bucs e prestes a iniciar seu sexto ano na NFL, se encontrou pela primeira vez com o calouro Durval Neto, recém-chegado a liga para jogar na equipe de Miami. Segundo Cairo, os dois já vinham se falando através das redes sociais, mas o primeiro contato aconteceu após o término do treino da última terça-feira (14).

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também:

“A gente tem trocado mensagens desde que ele assinou com o Dolphins. Eu estava doido para conhecê-lo”, disse Cairo em entrevista ao Yahoo Esportes. “Espero que ele se encaixe nos Dolphins. Espero que ele dê orgulho para o Brasil como eu tenho dado”, completou.

O encontro não passou em branco pela grande comunidade brasileira que vive no centro do estado da Flórida, local onde fica a cidade de Tampa. Muitos brasileiros estiveram presentes no centro de treinamento dos Buccaneers para tirar fotos e pedir autógrafos aos dois jogadores.

“Foi excelente! Os jogadores nos deram atenção e foram muito simpáticos pra conversar e tirar fotos”, disse Heitor Bover, dono de uma agência de turismo especializada em esportes em Orlando que organizou uma espécie de caravana para prestigiar os jogadores.

Apesar de estarem em períodos diferentes na carreira, os dois jogadores vivem um momento semelhante: precisam se firmar em suas equipes durante este período de pré-temporada para garantir um lugar no elenco de 53 jogadores que estará disponível para a temporada regular.

O calouro Durval, mais conhecido como Duzão, entrou na NFL através do International Pathway Program, que dá oportunidade para que estrangeiros sejam testados na liga americana. Assinou com os Dolphins para jogar na linha defensiva, mas após o início da pré-temporada, foi trocado de posição por escolha dos técnicos e agora atua como jogador da linha ofensiva. Durval briga com pelo menos oito jogadores do setor por uma posição no elenco final.

A situação de Cairo Santos é um pouco menos complicada. O jogador, que sofreu com problemas físicos nos últimos anos, conseguiu se firmar novamente no ano passado nos Buccaneers, acertando 9 de 12 chutes tentados em 7 jogos. Teve o contrato renovado em março desse ano, mas viu o time utilizar sua escolha de quinta rodada do Draft de 2019, no kicker Matt Gay, da Universidade de Utah. O calouro tem ido bem no training camp e acertou também um field goal longo de 55 jogos, algo que pode pesar a favor.

Enquanto a decisão final não chega, os dois jogadores aproveitam a proximidade com o público brasileiro. Para Cairo, essa interação é bem especial.

“Todo o treino eu escuto um portuguesinho aqui e ali... É muito legal. Eu quero chamar mais essa comunidade aqui, interagir mais com eles. Agora é a única parte do ano que os treinos são abertos e ver eles me chamando para tirar foto é muito legal”, disse.

Os dois estarão em campo para tentar impressionar seus técnicos na partida de pré-temporada entre as duas equipes nesta sexta (16), às 20h30 (horário de Brasília), no estádio dos Buccaneers. Será a primeira vez que dois atletas brasileiros entrarão em campo numa partida oficial da NFL.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Instagram | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Leia também