Cafeína no pré-treino aumenta o nível de energia

Café pode ser o que falta no seu pré-treino (Foto: Pexels)


A cafeína foi comprovada cientificamente como uma das substâncias que causam melhorias no desempenho físico. Segundo especialistas, a combinação desse elemento com outros componentes acarretaria, inclusive, em aumento de performance para os praticantes de atividades físicas.

Para o médico e neurocientista, Dr. José Augusto Nasser, a cafeína trabalha como neuroestimulante no organismo, sendo adotada como composto em fórmulas da indústria de suplementos. O especialista lembra que a substância também é psicoestimulante e incentiva a mente humana a pensar em alta adrenalina.

“A utilização de cafeína serve como reagente ao aumento da frequência cardíaca e respiratória. Isso eleva a carga de adrenalina do usuário”, explicou o neurocientista.

De acordo com estudos, a cafeína entra na corrente sanguínea com a funcionalidade de ser um estimulante, pois se liga aos receptores de adenosina (depressor do sistema nervoso) no cérebro. O processo diminui os efeitos da adenosina que são diminuídos e o organismo é estimulado. Logo, aumenta a adrenalina com a geração de um impulso de energia.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS), recentemente, anunciou que quantidade indicada de café varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia para pessoas saudáveis. Aliás, o consumo da bebida pré treino é uma ótima opção para quem busca mais energia durante a musculação ou diferentes práticas esportivas”, finalizou Dr. José Nasser.