Cabelos: 3 dicas para ter cachos incríveis

Yahoo Vida e Estilo
Tem cabelo cacheado, ondulado ou crespo e não sabe como deixá-los lindos? Veja essas dicas infalíveis (Getty Images)
Tem cabelo cacheado, ondulado ou crespo e não sabe como deixá-los lindos? Veja essas dicas infalíveis (Getty Images)

O cuidado com cabelos cacheados, ondulados e crespos são específicos. Isso porque esse tipo de cabelo pede um olhar mais delicado, já que a estrutura dos fios difere bastante da dos lisos. "Os cacheados possuem menos camadas cuticulares e, por isso, o fio é mais delicado em comparação ao liso", afirma Monique Abrantes, cabeleireira no Ateliê Celi Zonta, em São Paulo.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Se você está cansada ou cansado de achar que o seu cabelo não tem forma, ou "é estranho", talvez você só precise seguir essas dicas da especialista para deixar os cachos maravilhosos. Confira!

Leia também

Um bom corte é o primeiro passo 

Um bom corte já pode transformar os cachos, deixá-los mais soltos, trazer movimento. Mas é preciso escolher um profissional que saiba lidar com cachos. "Escolha um cabeleireiro que seja especializado em cabelos cacheados", pontua Monique. Isso inclui o profissional que saiba fazer todo tipo de tratamento, do corte à coloração.

"O cabelo cacheado é completamente diferente de um cabelo liso, a estrutura do fio é diferente. Se um cabeleireiro trabalhar em um cabelo cacheado da forma como ele trabalha no liso, isso poderá danificar o cacho e fazer com que ele perca a estrutura.", explica.

Ainda de acordo com a especialista, existem diferentes técnicas para cabelos cacheados que podem trazer um ar diferenciado aos fios. "Existem várias técnicas que você pode dar mais movimento ao cacho, abrir o cacho quando é muito fechado, tirar o peso do cabelo, controlar o volume. Às vezes as pessoas acham que é só com produto que consegue fazer isso, mas um bom corte já te permite trabalhar todos esses pontos", argumenta.

Um bom corte de cabelo ajuda a manter os cachos lindos (Getty Images)
Um bom corte de cabelo ajuda a manter os cachos lindos (Getty Images)

Produtos à base de óleos vegetais

Para cachos, o ideal é escolher produtos que tenham na base elementos nutritivos como manteigas e óleos vegetais. "Já temos uma produção natural de lipídios (moléculas) nos folículos (raízes), só que por conta da estrutura [dos cachos], a oleosidade produzida no couro não consegue alcançar o comprimento e as pontas. Nesse sentido, os cosméticos com uma pegada mais lipídica entram para suprir essa carência", esclarece Monique.

Para fios mais finos, a especialista indica o uso de óleo de coco e óleo de semente de uva. Também é uma boa aderir ao uso de shampoos sem sulfatos. "Atualmente temos uma gama muito grande no mercado de produtos 'no poo' e 'low poo'. O 'low' inclui agentes de limpeza mais suaves, substituindo o sulfato que é bastante agressivo para o cabelo", sugere, complementando que pessoas que precisam lavar cabelo todos os dias, por causa de academia, ou porque suam constantemente por exemplo, podem intercalar o uso de produtos 'no poo' com os 'low poo'.

A modelagem do dia a dia faz toda a diferença

Sabe aquelas madeixas com cachos super definidos? Isso pode ser alcançado com o cuidado na lavagem e secagem dos fios, bem como a forma com que você modela o cabelo. "É sempre importante manter o máximo da água da lavagem no fio. Por isso, nunca seque o cabelo com a toalha de banho. Use uma camiseta de algodão velha para tirar o excesso de água e modele", afirma Monique. 

Para modelar, a especialista conta que o segredo é o gestual: "O correto é o seguinte: está com o cabelo encharcado? Passa um creme, fica com o cabelo empapado mesmo e aí usa a camiseta para retirar o excesso de água. Depois, deixe o cabelo secar, de preferência naturalmente. Se for usar o difusor, sempre utilize temperatura média e velocidade média, nunca alta, porque isso causa frizz", ensina.

Leia também