Brasileiros têm adversários definidos no Grand Slam de judô em Baku

Foram sorteadas as chaves do Grand Slam de judô de Baku, que começa nesta sexta-feira. E os brasileiros não terão vida fácil no Azerbaijão, uma vez que quase todos os confrontos serão contra atletas da casa, apoiados por sua torcida na capital do país euroasiático.

Já nesta sexta, o peso ligeiro (até 60 kg) Eric Takabatake enfrenta Natig Gurbanli (Azerbaijão) na primeira rodada e pode ter pela frente Yanislav Gerchev (Bulgária) ou Abolfazl Mahmoudi (Irã) em uma hipotética oitavas de final.

Outros três confrontos femininos ocorrem no primeiro dia de competições. Stephanie Koyama, no ligeiro (até 48 kg), pega Aisha Gurbanli (Azerbaijão) na estreia. Caso vença, a judoca enfrenta a ucraniana Maryna Cherniak, 12º no ranking mundial da categoria.

Ouro nas Olimpíadas de Londres 2012, Sarah Menezes estreia em Baku contra outra atleta da casa, Nazakat Azizova. Na sequência, Sarah pode enfrentar a número 20 da categoria meio leve(até 52 kg) da Federação Internacional de Judô (FIJ), Karolina Pienkowska, da Polônia.

E no peso leve (até 57 kg), Gilmara Prudencio pega Gunel Bakirzada (Azerbaijão) ne primeira rodada, podendo enfrentar, caso avance, a cazaque Sevara Nishanbayeva.

Seguindo a programação, o leve (até 73 kg) Alex Pombo estreia nos tatames de Baku no sábado, diretamente nas oitavas de final, contra o vencedor de Yeldos Zhumakanov (Kazaquistão) e Telman Valiyev (Azerbaijão). Já no meio médio (até 81 kg), Eduardo Yudi enfrenta o japonês Kenya Kohara, também direto nas oitavas.

Encerrando as competições, no domingo, Bruno Mendonça encara mais um azéri, Tural Safguliyev, já nas oitavas do peso médio (até 90 kg). Bronze nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, Rafael Silva, o Baby, é cabeça de chave um em Baku no pesado (acima dos 100 kg) e espera o vencedor de Guram Thsishvli (Geórgia) e Aykhan Jafarov (Azerbaijão).

Também no domingo, Melina Scardua e Samanta Soares representam o Brasil no meio pesado (até 78 kg) e ambas têm pedreiras pela frente caso passem de fase. Scardua enfrenta Gunel Hasanli (Azerbaijão) na estreia e tem Guusie Steenhuis, holandesa vice-líder do ranking mundial, esperando nas oitavas. Samanta, por sua vez, encara Mehriban Imamzada na primeira luta, olhando para a décima do mundo, Abigel Joo (Hungria), que já a espera nas oitavas.

Quem fecha a participação brasileira é Camila Yamakawa. Na categoria pesado (mais de 78 kg), a brasileira luta contra Shams Hajiyeva, do Azerbaijão, e, se avançar, tem duelo difícil contra Larisa Ceric, bielorrussa nona no ranking da FIJ.

A competição em Baku é muito importante para o ranking mundial, uma vez que seu campeão leva 1000 pontos, os vices 700, os terceiros colocados, 500, e os quintos colocados, 360.

Confira as lutas dos Brasileiros:

Sexta-feira (10 de março):

Peso Ligeiro (até 48 kg) – Stephanie Koyama x Aisha Gurbanli (AZE)

Peso meio leve (até 52 kg) – Sarah Menezes x Nazakat Azizova (AZE)

Peso leve (até 57 kg) – Gilmara Prudencio x Gunel Bakirzada (AZE)

Peso Ligeiro (até 60kg) – Eric Takabatake x Natig Gurbanli (AZE)

Sábado (11 de março):

Peso leve (até 73 kg) – Alex Pombo x vencedor de Yeldos Zhumakanov (KAZ) x Telman Valiyev (AZE)

Peso meio médio (até 81 kg) – Eduardo Yudi x Kenya Kohara (JPN)

Domingo (12 de março):

Peso meio pesado (até 78 kg) – Melina Scardua x Gunel Hasanli (AZE) e Samanta Soares x Mehriban Imamzada (AZE)

Peso pesado (+78kg) – Camila Yamakawa x Shams Hajiyeva (AZE)

Peso médio (até 90 kg) – Bruno Mendonça x Tural Safguliyev (AZE)

Peso pesado (+100 kg) – Rafael Silva x vencedor de Guram Thsishvli (GEO) x Aykhan Jafarov (AZE)