Brasileiros que atuam na Ucrânia gravam vídeo após ataque russo: “Estamos presos em Kiev”

·2 min de leitura
Júnior Moraes é um dos brasileiros que atua no futebol da Ucrânia. Foto: Vadim Kot/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Júnior Moraes é um dos brasileiros que atua no futebol da Ucrânia. Foto: Vadim Kot/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Desde o início dos anos 2000 a Ucrânia tem sido um importante mercado para os jogadores brasileiros, sendo visto como uma excelente entrada para o mercado do Velho Continente. Agora, a invasão do país, determinada pelo presidente da Rússia Vladimir Putin, traz muitos transtornos aqueles que atuam no leste europeu.

Um vídeo com brasileiros e seus familiares que estão em um hotel de Kiev, circulou nas redes logo após os primeiros ataques russos.

Leia também:

Nele, o meia brasileiro Júnior Moraes, do Shaktar Donetsk, mostrou preocupação após a capital ucraniana ser alvo de bombardeios russos nesta quinta-feira (24). "Todos os amigos e familiares a situação é grave e estamos presos em Kiev esperando uma solução para sair! Estamos dentro de um hotel. Orem por nós", relatou o jogador que foi revelado pelo Santos e se naturalizou ucraniano.

Outros brasileiros que jogam na Ucrânia dizem que o clima está muito complicado por lá. Passar a conviver com diversos tanques de guerra e exército pelas ruas das cidades ucranianas tem sido algo apavorante para quem nunca conviveu com uma guerra.

"Você sai na rua e vê que o povo está estranho. Fica um clima tenso na cidade. Como estamos longe da divisa, acho que é mais difícil ter um conflito. Mas o exército fica passando de um lado para o outro, e a gente fica com medo", relatou o meia Cristian, de apenas 22 anos, que foi revelado pelo Brasil de Pelotas e agora defende o Zorya, quarto colocado no campeonato nacional.

Campeonato nacional suspenso um dia antes do recomeço

Paralisado depois da habitual pausa de inverno, o campeonato ucraniano foi suspenso um dia antes do recomeço.

Liderado pelo Shakhtar Donetsk, o campeonato nacional tinha jogos programados para este fim de semana. O jogo entre o Mynai e o Zorya seria realizado já na sexta-feira.

Além da suspensão do campeonato ucraniano, outro evento pode sofrer alterações devido aos ataques russos à Ucrânia. A decisão da da Uefa Champions League está marcada para acontecer no estádio de São Petesburgo, na Rússia. Uma reunião já foi convocada para a próxima sexta-feira (25) pela entidade máxima do futebol europeu e a tendência é que o palco da disputa seja modificado. Londres aparece como principal candidata.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos