Brasileiros que atuam na Ucrânia gravam vídeo após ataque russo: “Estamos presos em Kiev”
Desde o início dos anos 2000 a Ucrânia tem sido um importante mercado para os jogadores brasileiros, sendo visto como uma excelente entrada para o mercado do Velho Continente. Agora, a invasão do país, determinada pelo presidente da Rússia Vladimir Putin, traz muitos transtornos aqueles que atuam no leste europeu.
Um vídeo com brasileiros e seus familiares que estão em um hotel de Kiev, circulou nas redes logo após os primeiros ataques russos.
Leia também:
Nele, o meia brasileiro Júnior Moraes, do Shaktar Donetsk, mostrou preocupação após a capital ucraniana ser alvo de bombardeios russos nesta quinta-feira (24). "Todos os amigos e familiares a situação é grave e estamos presos em Kiev esperando uma solução para sair! Estamos dentro de um hotel. Orem por nós", relatou o jogador que foi revelado pelo Santos e se naturalizou ucraniano.
Outros brasileiros que jogam na Ucrânia dizem que o clima está muito complicado por lá. Passar a conviver com diversos tanques de guerra e exército pelas ruas das cidades ucranianas tem sido algo apavorante para quem nunca conviveu com uma guerra.
"Você sai na rua e vê que o povo está estranho. Fica um clima tenso na cidade. Como estamos longe da divisa, acho que é mais difícil ter um conflito. Mas o exército fica passando de um lado para o outro, e a gente fica com medo", relatou o meia Cristian, de apenas 22 anos, que foi revelado pelo Brasil de Pelotas e agora defende o Zorya, quarto colocado no campeonato nacional.
No meio do caos
Jogadores que atuam no Shaktar Donestk e no Dínamo de Kiev falam sobre a situação atual na Ucrânia.
O zagueiro Marlon e o atacante David Neres são alguns dos diversos brasileiros que defendem clubes ucranianos.#Ukraine pic.twitter.com/4UcINf0kiK— Polidoro Júnior (@PolidoroJunior) February 24, 2022
Campeonato nacional suspenso um dia antes do recomeço
Paralisado depois da habitual pausa de inverno, o campeonato ucraniano foi suspenso um dia antes do recomeço.
Liderado pelo Shakhtar Donetsk, o campeonato nacional tinha jogos programados para este fim de semana. O jogo entre o Mynai e o Zorya seria realizado já na sexta-feira.
Guilherme Smith, Cristian e Juninho, jogadores do Zorya Luhansk, divulgaram vídeo sobre a situação deles em Zaporizhzhia. pic.twitter.com/k6qJVlRdC6
— Gustavo Hofman (@gustavohofman) February 24, 2022
Além da suspensão do campeonato ucraniano, outro evento pode sofrer alterações devido aos ataques russos à Ucrânia. A decisão da da Uefa Champions League está marcada para acontecer no estádio de São Petesburgo, na Rússia. Uma reunião já foi convocada para a próxima sexta-feira (25) pela entidade máxima do futebol europeu e a tendência é que o palco da disputa seja modificado. Londres aparece como principal candidata.