Brasileirão: saiba quem são os maiores artilheiros da competição
Diferente da discussão sobre quais são os maiores campeões, a lista dos maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro passa ao largo da polêmica sobre qual seria a primeira edição do torneio, se a Taça Brasil de 1959 ou a edição de 1971, que por muito tempo foi considerada o marco inicial.
Já está seguindo o Yahoo Esportes no Instagram? Clique aqui!
Ou seja, os números absolutos, sem separação de a partir de 1971 ou a partir de 1959, são um consenso. Assim, os 190 gols marcados por Roberto Dinamite de 1971 a 1989 fazem do maior artilheiro da história do Vasco da Gama também o maior goleador do Campeonato Brasileiro. Apenas 9 desses gols não foram marcados pelo Vasco, mas pela Portuguesa-SP, onde jogou por empréstimo em 1989, e marcou seus últimos gols no Brasileirão. Curiosamente, o campeão foi o Vasco.
Leia também
Brasileirão: confira os maiores públicos da história da competição
Maracanã: saiba mais sobre o "templo" que vai sediar a final da Libertadores
Os vascaínos Dinamite, Romário e Edmundo marcaram quase 500 gols
Outra curiosidade envolvendo Vasco da Gama e artilheiros do Brasileirão é que o “pódio” de maiores goleadores da história do torneio é completado por jogadores com passagens marcantes pelo clube. Romário (que também marcou por Flamengo e Fluminense), com 154 gols, e Edmundo (também por Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Fluminense e Cruzeiro), com 153. Ambos, assim como Roberto Dinamite em 1974, também foram campeões brasileiros pelo cruzmaltino: Edmundo em 1997 e, Romário, em 2000.
Artilheiros com Fred, Ricardo Oliveira e Diego Souza estão na ativa
O quarto colocado na artilharia histórica do Campeonato Brasileiro abre um novo recorte: os maiores goleadores desde adoção dos pontos corridos, iniciada em 2003, e que desde 2006 conta com 20 clubes, que disputam 38 partidas cada. O veterano centroavante Fred é o líder desse período, com 147 gols (até a 30ª rodada de 2019), marcados pelo Cruzeiro (seu atual clube), Atlético Mineiro e Fluminense.
Sem clube mas ainda oficialmente na ativa, Luís Fabiano (ex-São Paulo, Ponte Preta e Vasco) é o nono da lista, com 116 gols. Diego Souza (107 gols, atualmente no Botafogo) e Alecsandro (105, atualmente no CSA) ocupam a 12ª e 13ª posições, respectivamente. Ricardo Oliveira (Atlético-MG) e Wellington Paulista (Fortaleza) atualmente dividem o 19º posto, com 93 gols cada.
Pelé está na modesta colocação 15ª colocação
Dentre os 25 maiores artilheiros, apenas Pelé disputou torneios antes de 1971. Após encerrar sua participação em Campeonatos Brasileiros em 1974, Pelé somou 99 tentos no total, estando em uma modesta 15ª colocação, ao lado do atacante Borges, ex-São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Ponte Preta e outros tantos times. Ambos ainda podem ser ultrapassados por Ricardo Oliveira e Wellington Paulista.