Brasileirão é eleito o segundo campeonato mais forte do mundo

Série A ficou atrás apenas do Campeonato Espanhol

Lance!Press
Fluminense campeão brasileiro
.

Exibir foto

O Fluminense conquistou, em 2012, a segunda liga mais forte do mundo, segundo o ranking da IFFHS

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou, em seu site oficial, a lista dos principais campeonatos em ordem de qualidade. O Campeonato Brasileiro, vencido pelo Fluminense, ficou em segundo, atrás apenas da La Liga, o Campeonato Espanhol, cujo atual campeão é o Real Madrid.

Veja também:
- Organizada do Flamengo já demonstra insatisfação com a nova diretoria
- Felipão fará primeira convocação no dia 22 de janeiro
- Aluno fenomenal: Ronaldo vai à faculdade

A Série A brasileira ficou à frente de outras grandes ligas como a Bundesliga alemã (terceira colocada), a Serie A italiana (quarta) e a poderosa Premier League inglesa (quinta). O Campeonato Inglês, aliás, segue caindo no ranking da IFFHS.

Dominante na relação de torneios mais fortes na primeira década do século XXI, a Premier League vem perdendo posições devido, principalmente,ao má desempenho dos times ingleses nas competições europeias. Apesar de o Chelsea ter conquistado sua primeira Liga dos Campeões da UEFA em 2012, Manchester City e Manchester United foram eliminados na primeira fase da competição e o Arsenal caiu nas oitavas-de-final.

Enquanto a Premier League segue na descendente, a Liga espanhola domina os principais rankings e premiações pelo mundo. Nesta segunda-feira, a Fifa premiou o argentino Lionel Messi com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo pela quarta vez consecutiva, e, na eleição dos 11 jogadores da "seleção ideal", todos os atletas atuavam na Espanha. À exceção do colombiano Falcao García, do Atlético de Madrid, todos os outros eram jogadores de Barcelona ou Real Madrid. Esta foi a terceira vez consecutiva que o Campeonato Espanhol é eleito pela IFFHS o mais forte do mundo.

A IFFHS ressaltou, ainda, que, de acordo com seu regulamento, o Campeonato Brasileiro ganhou o mesmo número de pontos dos Italiano, Alemão e Inglês, mas ocupou o segundo lugar no ranking devido à participação do Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro.

Outras ligas sul-americanas que chegaram ao top-10 incluem a argentina (sexta colocada), a paraguaia (nona) e a chilena (décima). Completam as 10 primeiras posições no ranking o Campeonato Francês (sétimo) e o Holandês (oitavo).

Confira os dez campeonatos nacionais mais fortes e suas pontuações de acordo com a IFFHS:

1. Espanhol - 1.283
2. Brasileiro - 1.057
3. Alemão - 1.037
4. Italiano - 1.034
5. Inglês - 1.007
6. Argentino - 919
7. Francês - 880
8. Holandês - 738
9. Paraguaio - 712,5
10. Chileno - 711,5


Exibir comentários (11)
  • Venus elimina Wozniacki e enfrenta algoz de Radwanska

    A norte-americana Venus Williams conseguiu outro resultado importante na temporada profissional de tênis feminino. Nesta segunda-feira, ela garantiu classificação às oitavas de final do Premier de Miami ao derrotar a dinamarquesa Caroline Wozniacki, quinta colocada do ranking mundial, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7-1). Mais »

    Gazeta Press - 5 minutos atrás
  • Piauí e Salgueiro se enfrentam em duelo que decide adversário do Fla

    Nesta terça-feira, a torcida do Flamengo pode conhecer seu adversário na segunda fase da Copa do Brasil. Em duelo de nordestinos, Piauí e Salgueiro-PE fazem suas estreias na competição nacional a partir das 20h30 (de Brasília), no estádio Albertão, em Teresina (PI). Mais »

    Gazeta Press - 8 minutos atrás
  • Kenedy celebra grande fase da “garotada de Xerém” no Fluminense

    A campanha no Campeonato Carioca não é das melhores, mas o Fluminense tem como alento a revelação de bons jogadores. Só no time titular são três, todos em boa fase e por consequência aprovados pelo técnico Ricardo Drubscky. Um dos destaques é o atacante Kenedy, que comemora a fase das crias do Tricolor das Laranjeiras. Mais »

    Gazeta Press - 18 minutos atrás
  • Ferj marca para domingo jogos dos grandes do Rio pela 14ª rodada

    A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) desmembrou nesta segunda-feira os jogos da 14ª rodada do Campeonato Carioca, a penúltima da primeira fase da competição, e definiu que todos os cinco times envolvidos na luta pelas quatro vagas nas semifinais vão entrar em campo no próximo domingo. Mais »

    Estadão Conteúdo - 18 minutos atrás
  • Nelsinho busca vitória na Califórnia, palco do 1º título de seu pai na F1

    Nelsinho busca vitória na Califórnia, palco do 1º título de seu pai na F1

    Duas semanas depois da corrida em Miami, a Fórmula E ruma para a Califórnia, onde a sexta etapa da temporada será realizada no próximo sábado. A competição de carros 100% elétricos conta com a participação de parentes de grandes campeões da Fórmula 1, como Nicolas Prost, filho do tetracampeão Alain, e Nelsinho Piquet, filho do também tricampeão Nelson Piquet. Para Nelsinho, contudo, o circuito em Long Beach será ainda mais especial, pois foi exatamente o local em que seu pai conquistou sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo há 35 anos, no GP do Oeste dos Estados Unidos de 1980. Mais »

    Gazeta Press - 32 minutos atrás