Brasileirão é eleito o segundo campeonato mais forte do mundo

Série A ficou atrás apenas do Campeonato Espanhol

Lance!Press
Fluminense campeão brasileiro
.

Exibir foto

O Fluminense conquistou, em 2012, a segunda liga mais forte do mundo, segundo o ranking da IFFHS

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou, em seu site oficial, a lista dos principais campeonatos em ordem de qualidade. O Campeonato Brasileiro, vencido pelo Fluminense, ficou em segundo, atrás apenas da La Liga, o Campeonato Espanhol, cujo atual campeão é o Real Madrid.

Veja também:
- Organizada do Flamengo já demonstra insatisfação com a nova diretoria
- Felipão fará primeira convocação no dia 22 de janeiro
- Aluno fenomenal: Ronaldo vai à faculdade

A Série A brasileira ficou à frente de outras grandes ligas como a Bundesliga alemã (terceira colocada), a Serie A italiana (quarta) e a poderosa Premier League inglesa (quinta). O Campeonato Inglês, aliás, segue caindo no ranking da IFFHS.

Dominante na relação de torneios mais fortes na primeira década do século XXI, a Premier League vem perdendo posições devido, principalmente,ao má desempenho dos times ingleses nas competições europeias. Apesar de o Chelsea ter conquistado sua primeira Liga dos Campeões da UEFA em 2012, Manchester City e Manchester United foram eliminados na primeira fase da competição e o Arsenal caiu nas oitavas-de-final.

Enquanto a Premier League segue na descendente, a Liga espanhola domina os principais rankings e premiações pelo mundo. Nesta segunda-feira, a Fifa premiou o argentino Lionel Messi com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo pela quarta vez consecutiva, e, na eleição dos 11 jogadores da "seleção ideal", todos os atletas atuavam na Espanha. À exceção do colombiano Falcao García, do Atlético de Madrid, todos os outros eram jogadores de Barcelona ou Real Madrid. Esta foi a terceira vez consecutiva que o Campeonato Espanhol é eleito pela IFFHS o mais forte do mundo.

A IFFHS ressaltou, ainda, que, de acordo com seu regulamento, o Campeonato Brasileiro ganhou o mesmo número de pontos dos Italiano, Alemão e Inglês, mas ocupou o segundo lugar no ranking devido à participação do Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro.

Outras ligas sul-americanas que chegaram ao top-10 incluem a argentina (sexta colocada), a paraguaia (nona) e a chilena (décima). Completam as 10 primeiras posições no ranking o Campeonato Francês (sétimo) e o Holandês (oitavo).

Confira os dez campeonatos nacionais mais fortes e suas pontuações de acordo com a IFFHS:

1. Espanhol - 1.283
2. Brasileiro - 1.057
3. Alemão - 1.037
4. Italiano - 1.034
5. Inglês - 1.007
6. Argentino - 919
7. Francês - 880
8. Holandês - 738
9. Paraguaio - 712,5
10. Chileno - 711,5


Exibir comentários (11)
  • Incompleta, Seleção de judô inicia fase final da preparação olímpica

    Modalidade com grandes esperanças de medalha, o judô brasileiro começou neste domingo a etapa final da preparação olímpica. Na concentração em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, Sarah Menezes, Felipe Kitadai e Rafael Silva iniciaram atividades ao lado da comissão técnica para a disputa da competição. O resto da delegação irá desembarcar durante a semana. A […] Mais »

    Gazeta Press - 33 minutos atrás
  • Derrota para o Grêmio mostrou todas as fraquezas do São Paulo

    Um time que passou o jogo todo e não conseguiu finalizar com correção nenhuma vez no gol do Grêmio defendido por Marcelo Grohe Esse é o São Paulo, um time que ostenta um sistema ofensivo péssimo, o quarto pior da Série A. São 16 gols marcados apenas, média de um por partida, constrangedora para o altíssimo custo do elenco e para uma diretoria que segue completamente perdida em contratações. Mais »

    Contrapé - Yahoo Esportes - 43 minutos atrás
  • COI desiste da 'opção nuclear' e Rússia está mantida nos Jogos

    COI desiste da 'opção nuclear' e Rússia está mantida nos Jogos

    O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu neste domingo não suspender o Comitê Nacional Olímpico Russo (ROC), deixando para as federações internacionais a decisão de avaliar a participação de cada atleta do país nos Jogos do Rio, com base em critérios muito rígidos. Mais »

    AFP - 49 minutos atrás
  • Linense vira sobre o Ituano e sai na frente na segunda fase da Série D

    No duelo entre duas equipes paulistas por uma vaga nas oitavas de final da Série D, o Linense saiu na frente e, de virada, venceu o Ituano, campeão estadual de 2014, por 2 a 1. A equipe aproveitou a vantagem de jogar em casa, no Estádio Gilberto, e conquistou boa reação e resultado positivo na […] Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 8 minutos atrás
  • Lucas Lima sente lesão na coxa, pede para sair e preocupa Dorival

    O meia Lucas Lima pode ser mais um desfalque do Santos para a sequência do Campeonato Brasileiro. Antes especulado em clubes da Europa e sem a garantia de que ficaria no clube até o final do ano, o armador virou preocupação depois de sair no segundo tempo do jogo contra o Vitória por conta de […] Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 34 minutos atrás