Brasileirão é eleito o segundo campeonato mais forte do mundo

Série A ficou atrás apenas do Campeonato Espanhol

Lance!Press
Fluminense campeão brasileiro
.

Exibir foto

O Fluminense conquistou, em 2012, a segunda liga mais forte do mundo, segundo o ranking da IFFHS

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou, em seu site oficial, a lista dos principais campeonatos em ordem de qualidade. O Campeonato Brasileiro, vencido pelo Fluminense, ficou em segundo, atrás apenas da La Liga, o Campeonato Espanhol, cujo atual campeão é o Real Madrid.

Veja também:
- Organizada do Flamengo já demonstra insatisfação com a nova diretoria
- Felipão fará primeira convocação no dia 22 de janeiro
- Aluno fenomenal: Ronaldo vai à faculdade

A Série A brasileira ficou à frente de outras grandes ligas como a Bundesliga alemã (terceira colocada), a Serie A italiana (quarta) e a poderosa Premier League inglesa (quinta). O Campeonato Inglês, aliás, segue caindo no ranking da IFFHS.

Dominante na relação de torneios mais fortes na primeira década do século XXI, a Premier League vem perdendo posições devido, principalmente,ao má desempenho dos times ingleses nas competições europeias. Apesar de o Chelsea ter conquistado sua primeira Liga dos Campeões da UEFA em 2012, Manchester City e Manchester United foram eliminados na primeira fase da competição e o Arsenal caiu nas oitavas-de-final.

Enquanto a Premier League segue na descendente, a Liga espanhola domina os principais rankings e premiações pelo mundo. Nesta segunda-feira, a Fifa premiou o argentino Lionel Messi com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo pela quarta vez consecutiva, e, na eleição dos 11 jogadores da "seleção ideal", todos os atletas atuavam na Espanha. À exceção do colombiano Falcao García, do Atlético de Madrid, todos os outros eram jogadores de Barcelona ou Real Madrid. Esta foi a terceira vez consecutiva que o Campeonato Espanhol é eleito pela IFFHS o mais forte do mundo.

A IFFHS ressaltou, ainda, que, de acordo com seu regulamento, o Campeonato Brasileiro ganhou o mesmo número de pontos dos Italiano, Alemão e Inglês, mas ocupou o segundo lugar no ranking devido à participação do Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro.

Outras ligas sul-americanas que chegaram ao top-10 incluem a argentina (sexta colocada), a paraguaia (nona) e a chilena (décima). Completam as 10 primeiras posições no ranking o Campeonato Francês (sétimo) e o Holandês (oitavo).

Confira os dez campeonatos nacionais mais fortes e suas pontuações de acordo com a IFFHS:

1. Espanhol - 1.283
2. Brasileiro - 1.057
3. Alemão - 1.037
4. Italiano - 1.034
5. Inglês - 1.007
6. Argentino - 919
7. Francês - 880
8. Holandês - 738
9. Paraguaio - 712,5
10. Chileno - 711,5


Exibir comentários (11)
  • Com poucos problemas, evento-teste do triatlo para Olimpíada é aprovado no Rio

    O segundo dos 45 eventos-teste para os Jogos do Rio-2016 foi realizado neste fim de semana e com resultado satisfatório. Mais »

    Estadão Conteúdo - 13 minutos atrás
  • PC Gusmão dá crédito da vitória aos jogadores e exalta torcida

    Para PC Gusmão, união no vestiário foi crucial para a conquista da vitória sobre o Avaí A estreia de PC Gusmão no comando do Joinville não podia ser melhor. O novo técnico começou com o pé direito na vitória por 2 a 0 contra o Avaí, resultado que tira o Tricolor da última colocação da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro.O treinador, que chegou nesta semana a Joinville, tratou de tirar de si mesmo os méritos pela boa vitória conquistada na Arena. Segundo ele, a organização e a união dos jogadores foram os pontos cruciais para o placar positivo.“O tempo é muito curto para trabalhar. ... Mais »

    Gazeta Press - 14 minutos atrás
  • Com assistência e gol, Lucas Lima brilha em sua estreia no Maracanã

    Lucas Lima foi determinante na reação do Santos contra o Flamengo "Ainda não joguei contra o Flamengo, no Maracanã. Falam que a torcida é diferente mesmo. Vai ser uma experiência única", falou Lucas Lima, durante a semana de preparação para o confronto deste domingo, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. E, com a bola rolando, o meia santista parece não ter sentido a pressão das 61 mil pessoas presentes no estádio e foi fundamental na reação do Peixe para buscar o 2 a 0 contra e sair do Rio de Janeiro com um ponto para o time da Vila Belmiro.“É diferente. ... Mais »

    Gazeta Press - 19 minutos atrás
  • Central mantém ponta do Grupo 4 com virada emocionante; Operário faz a lição de casa

    O Central recebeu o Estanciano-SE na tentativa de permanecer na ponta do grupo 4, e foi surpreendido com jogo mais complicado do que o esperado. Mesmo assim, conseguiu vencer com virada emocionante nos minutos finais. Os visitantes abriram o placar logo no início da partida, com gol de Rafael logo aos três minutos. O bom início deu ânimo para a equipe sergipana, que ainda na primeira etapa ampliou o placar com José. ... Mais »

    Gazeta Press - 31 minutos atrás
  • Aguirre elogia atitude do Inter em empate e lamenta falhas na frente

    O Inter não aproveitou a chance de atuar em casa e já começou a pensar no clássico O empate por 0 a 0 contra a Chapecoense não motivou o técnico Diego Aguirre a criticar o desempenho do Internacional neste domingo. Depois de ter acumulado sua segunda igualdade seguida no Campeonato Brasileiro, o treinador preferiu observar os pontos positivos do Colorado no Beira-Rio.“O Inter fez um bom jogo. Tentamos e criamos muitas situações de gol, mas não fizemos. Faltou o gol. Mas a atitude da equipe foi boa. Não é porque não ganhamos que vou falar que fomos mal. Estivemos muito perto da vitória. ... Mais »

    Gazeta Press - 38 minutos atrás