Brasil x Coreia do Sul: companheiros no Tottenham, Richarlison e Son se encontram na Copa do Mundo


O duelo entre Brasil e Coreia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo reserva também o encontro entre dois jogadores do Tottenham: Richarlison e Heung-min Son. Atacantes da equipe inglesa, o brasileiro e o sul-coreano estão entre os grandes nomes das duas seleções e podem ser decisivos para a classificação no torneio da Fifa.

Brasil e Coreia do Sul se enfrentam nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília; 22h no horário local), no Estádio 974. Clique aqui e saiba mais detalhes da partida.

+ Veja a tabela, os jogos e o chaveamento da Copa do Mundo de 2022


+ Brasil x Coreia do Sul: saiba data e horário do confronto das oitavas de final

Enquanto Son já é ídolo incontestável do torcedor dos Spurs, Richarlison chegou ao clube londrino nesta temporada após deixar o Everton. O brasileiro foi contratado por 50 milhões de libras (R$ 318,5 milhões na cotação da época), mas ainda luta para conquistar seu espaço na equipe.

Juntos, Son e Richarlison fizeram 13 jogos pelo Tottenham na temporada 2022/23, sendo nove pela Premier League e quatro pela Champions League. O retrospecto é de oito vitórias, três empates e duas derrotas. O sul-coreano marcou cinco gols, enquanto o brasileiro foi às redes apenas duas.

Esta, porém, não será a primeira vez que os dois vão se enfrentar. Como Richarlison atuou por Watford e Everton, ambos também da Inglaterra, os dois atacantes já protagonizaram alguns encontros, incluindo por suas respectivas seleções.

Brasil x Coreia do Sul - Heung-min Son e Richarlison
Brasil x Coreia do Sul - Heung-min Son e Richarlison

Son e Richarlison em disputa de bola em amistoso em 2019 (Foto: GIUSEPPE CACACE / AFP)

+ Brasil contra asiáticos: relembre os últimos 15 jogos em competições oficiais

Quando o assunto é apenas seleção, Son e Richarlison se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias do brasileiro. Em 2019, em amistoso em Seul, o Brasil bateu a equipe asiática por 3 a 0. Já em junho deste ano, novamente na capital sul-coreana, a Seleção Brasileira goleou por 5 a 1. O Pombo, inclusive, marcou o gol que abriu o placar.

Ao todo, Son e Richarlison se enfrentaram 12 vezes (por clube e seleção), e o retrospecto não é favorável a nenhum dos dois. São quatro vitórias para cada lado e quatro empates. No desempenho individual, entretanto, o sul-coreano leva a melhor: quatro gols contra três do brasileiro.

Agora chegou a hora do desempate e de ver quem seguirá sonhando com o troféu mais importante do futebol. Amigos e companheiros de clube, Son e Richarlison serão rivais por, pelo menos, 90 minutos.