Brasil vence Suíça com gol de Casemiro no fim e garante vaga nas oitavas de final da Copa

Casemiro comemora gol com demais jogadores da seleção na vitória contra a Suíça

Por Ossian Shine

DOHA (Reuters) - A seleção brasileira derrotou a Suíça por 1 x 0 nesta segunda-feira, em sua segunda partida pelo Grupo G da Copa do Mundo, graças a um gol de Casemiro no final do jogo disputado no Estádio 974, e garantiu vaga nas oitavas de final do torneio.

Dezenas de milhares de camisas do Brasil pintaram o interior do peculiar estádio de amarelo, com apenas pequenos bolsões de torcedores locais em tradicionais túnicas brancas e um punhado de camisas suíças vermelhas.

No primeiro tempo, o Brasil criou poucas chances diante da forte defesa suíça e sentiu falta de sua estrela Neymar e do lateral-direito Danilo, que desfalcaram a equipe após sofrerem lesões na vitória contra a Sérvia na estreia. Fred e Éder Militão foram os substitutos.

Na segunda etapa, a equipe ainda apresentou dificuldades, mesmo após a entrada do atacante Rodrygo, que deu mais movimentação ao time, e do meia Bruno Guimarães. Ainda assim, Vinícius Jr. teve um gol anulado pelo VAR aos 18 minutos por impedimento de Richarlison na origem da jogada.

Aos 38 minutos, o volante Casemiro aproveitou boa troca de passes na entrada da área entre Vinícius Jr. e Rodrygo e finalizou forte no ângulo da meta adversária, em uma das únicas chances claras de gol que o Brasil teve em todo o jogo.

"Vitória de grande importância, não foi um jogo de todo fácil, estava um pouco mais de calor do que no primeiro jogo... o jogo ficou amarrado, eles jogando praticamente pelo empate", disse o zagueiro e capitão Thiago Silva em entrevista após a partida.

"Porém a gente controlava e com receio de errar o passe e tomar o contra-ataque, então ficou um jogo muito truncado."

Era difícil acreditar que a partida estava sendo disputada no Catar, pois tinha todos os cenários de um jogo em casa para os brasileiros -- desde os gritos que acompanhavam cada jogada até as batucadas que repercutiam por toda parte.

Mas se os torcedores tinham planejado uma festa, a estatística mostrava um confronto difícil. As duas partidas anteriores em Copa do Mundo entre esses dois times terminaram empatadas: 2 x 2 em 1950 e 1 x 1 em 2018.

Os brasileiros tinham vencido apenas três das nove partidas contra a Suíça no total, com quatro empates e duas derrotas.

"Isso é Copa do Mundo, a gente vê nos outros jogos os resultados surpreendentes que estão acontecendo. O legal de tudo é que a gente mantém uma performance, uma parte defensiva sólida e isso dá confiança lá na frente", disse Thiago Silva.

Com a vitória do Brasil e o empate mais cedo de 3 x 3 entre Sérvia e Camarões, o Brasil se classificou para as oitavas de final da Copa e precisa de apenas um empate diante dos camaroneses na última rodada para garantir a primeira posição do grupo.

O confronto contra Camarões ocorre na sexta-feira, às 16h, no Estádio Lusail.

Os suíços, por sua vez, podem se animar com seu desempenho, e uma vitória contra a Sérvia na última partida da fase de grupos os classificará junto com o Brasil, sendo que um empate pode até ser suficiente.

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso, em São Paulo)