Brasil vence Sérvia por 2 x 0 em estreia na Copa do Mundo com golaço de Richarlison

Richarlison chuta de voleio para marcar o segundo gol do Brasil contra a Sérvia

Por Rohith Nair

LUSAIL, Catar (Reuters) - A seleção brasileira venceu a Sérvia por 2 x 0 nesta quinta-feira em sua estreia pelo Grupo G da Copa do Mundo no Estádio Lusail, com o atacante Richarlison marcando ambos os gols da equipe no segundo tempo da partida, o segundo deles um golaço de voleio.

Na primeira etapa, a equipe comandada por Tite teve dificuldades em superar a defesa sérvia, apesar da escalação ofensiva que contou com quatro atacantes: Vinícius Jr., Raphinha, Richarlison e Neymar.

Mas, no segundo tempo, a seleção brasileira conseguiu criar diversas chances de gol e fez a Sérvia trabalhar bastante na defesa. Vinícius usou a velocidade para vencer constantemente a marcação rival, enquanto Neymar, jogando em um papel livre, muitas vezes encontrou espaços no meio da defesa sérvia.

O Brasil abriu o placar pelos pés de Richarlison. Com uma hora de jogo, o camisa 9 aproveitou rebote após arremate de Vinícius Jr. na sequência de uma jogada de Neymar e anotou o primeiro gol brasileiro.

Minutos depois, Richarlison ampliou o placar em um belo voleio, após nova jogada de Vinícius, que acertou um excelente cruzamento para o jogador do Tottenham, que dominou e bateu no alto.

"É um sonho de criança realizado. Fizemos uma boa partida ao meu ver, principalmente no segundo tempo onde o adversário cansou e conseguimos tirar vantagem disso. Muito feliz e confiante agora", disse o jogador em entrevista à TV Globo após a partida.

Além dos gols, o Brasil ainda acertou a trave duas vezes, com Alex Sandro e Casemiro.

A notícia ruim do dia foi a possível lesão de Neymar, que deixou o campo na segunda etapa sentindo dores no tornozelo e precisou receber atendimento médico no banco de reservas.

Com a vitória na estreia, o Brasil assume a liderança do Grupo G pelo saldo de gols à frente da Suíça, que venceu Camarões por 1 x 0 mais cedo no outro jogo da chave.

O Brasil retorna aos gramados na próxima segunda-feira diante da Suíça, no Estádio 974, em Doha. O confronto vale a primeira posição do Grupo G.

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso, em São Paulo)