Brasil sede da Copa do Mundo feminina 2023: quem são os candidatos e como funciona a escolha?

Goal.com

A Fifa anunciou que a sede da Copa do Mundo feminina de 2023 será anunciada no dia 25 de junho, após uma reunião online entre os membros do conselho da entidade. Uma das possibilidades para sediar o torneio é o Brasil, que concorre com outros três candidatos. 

A reunião, inicialmente estava marcada para o dia 20 de março deste ano, mas por conta da epidemia do coronavírus Convid-19 foi suspensa até que a nova data (25 de junho) fosse escolhida.

QUAIS SÃO OS CANDIDATOS

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio
  • Brasil

  • Colômbia

  • Japão

  • Austrália + Nova Zelândia (em candidatura conjunta)

PROPOSTAS DOS CANDIDATOS

BRASIL

Duda Bia Zaneratto Tamires Brasil México amistoso feminino 12 12 2019
Duda Bia Zaneratto Tamires Brasil México amistoso feminino 12 12 2019

A candidatura do Brasil destaca os sucessos que foram os torneios recém realizdos no país (Jogos Pan-Americanos, Copa das Confederações, Copa do Mundo Jogos Olímpicos e Copa América), além de exaltar o know how que adquiriu com as experiências. 

Também foram destacados os bons públicos que as finais da Taça das Favela de 2019 e o amistoso entre Brasil e México na Arena Corinthians, mostrando o potencial que a modalidade tem no país, que pretende aumentar ainda mais a popularidade.

Cidades sede: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Manaus.

COLÔMBIA

Ingrid Vidal Colombia Women Kadeisha Buchanan Canada Women Pan Am Games 20150722
Ingrid Vidal Colombia Women Kadeisha Buchanan Canada Women Pan Am Games 20150722

Além de destacar ter sido sede de alguns torneios internacionais (Copa do Mundo de Futsal, Copa do Mundo Sub-20, Copa do Mundo de Atletismo Infantil e os Jogos Centro-Americanos e do Caribe), a Colômbia aponta o crescimento significativo do futebol feminino no país. 

Cidades sede:  Bogotá, Cáli, Barranquilla, Medellín, Cartagena das Índias, Bucaramanga, Armênia, Pereira, Manizales e Cúcuta.

JAPÃO

Japan Scotland Womens World Cup 06142019
Japan Scotland Womens World Cup 06142019

O Japão aponta o legado das competições que aconteceram no país, além do legado futuro que os Jogos Olímpicos de 2021 vai deixar no país. Além disso, exalta a bom retrospecto de sua seleção no torneio e o crescimento da popularidade. 

Cidades sede: Tóquio, Toyota, Saitama, Sendai, Sapporo, Quioto, Kobe e Suita.

AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA

Vietnam Women vs Australia Women | 2020 AFC Women's Olympic Qualifying Tournament
Vietnam Women vs Australia Women | 2020 AFC Women's Olympic Qualifying Tournament

Em uma candidatura conjunta, os dois países buscam o grande legado que futebol feminino levaria para lá, além de exaltar o crescimento da popularidade da modalidade em suas culturas. Os candidatos também destacam os grandes torneio que receberam recentemente, como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo sub-20.

Cidades sede: Austrália -  Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide, Newcastle e Launceston.

Nova Zelândia - Auckland, Wellington, Christchurch, Hamilton e Dunedin.

COMO FUNCIONA A ESCOLHA DA SEDE

Inicialmente, nove países declararam a intenção de se candidatar para ser sede do torneio, o que foi um número recorde na modalidade. No entanto, alguns desistiram, com a Fifa confirmando os quatro candidatos acima.

Todos os países que se candidataram passaram por uma vistoria da Fifa que leva em conta alguns tópicos que recebem percentuais de importância: a infraestrutura vale 70% (sendo 35% para a qualidade dos estádios, 15% para instalações de equipes e árbitros, 10% para acomodações, 5% para locais de transmissão e 5% para demais locais) e a previsão de desempenho comercial vale 30%.

Depois das vistorias feitas, os resultados de cada um dos candidatos é somado a outros critérios variados, para então ser feita a votação aberta pelos membros do Conselho da Fifa, que decidem a sede oficialmente.

EXPECTATIVA DO BRASIL

A CBF acredita que o Brasil tem boas chances de ser escolhido, principalmente pelo know how das competições recentes que sediou.

Os estádios disponibilizados com opções pela CBF foram: Maracanã, Arena Corinthians, Beira-Rio, Mineirão, Arena Fonte Nova, Arena Pernambuco, Mané Garrincha e Arena da Amazônia.

Leia também