Brasil garante 4ª medalha olímpica seguida no futebol masculino e iguala marca de quase 50 anos

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·1 minuto de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Brasil avançou à final após bater o México nos pênaltis (MARTIN BERNETTI/AFP via Getty Images)
Brasil avançou à final após bater o México nos pênaltis (MARTIN BERNETTI/AFP via Getty Images)

A seleção brasileira masculina de futebol avançou à decisão da Olimpíada de Tóquio nesta terça-feira, com a vitória nos pênaltis sobre o México após empate por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Com isso, o país garantiu ao menos a prata e um lugar no pódio da modalidade pela quarta vez consecutiva.

Trata-se de uma marca histórica do futebol masculino em Olimpíada e que não era alcançada há quase 50 anos. A última seleção a conseguir quatro medalhas seguidas na modalidade foi a Hungria, nas edições de Roma-1960 (bronze), Tóquio-1964 (ouro), Cidade do México-1968 (ouro) e Munique-1972 (prata).

Leia também:

Tirando Brasil e Hungria, apenas um outro país conseguiu tal feito em mais de 100 anos – o futebol masculino é disputado em Olimpíadas desde 1900. A Iugoslávia foi bronze três vezes consecutivas (Londres-1948, Helsinque-1952, Melbourne-1956) e finalmente conquistou o ouro em Roma-1960.

Com isso, portanto, o Brasil é a terceira seleção a alcançar a marca, mas apenas a primeira a registrar o feito na era moderna do futebol masculino em Jogos. Até a década de 70, a modalidade era disputada apenas por atletas amadores. Somente a partir de Los Angeles-1984 foi liberada a participação de jogadores profissionais.

O país tem a chance de conquistar seu segundo ouro olímpico neste sábado, repetindo o resultado do Rio, em 2016. Antes, foi bronze em Pequim-2008 e prata em Londres-2012. A seleção tem ainda outras três medalhas em Jogos: prata em Los Angeles-1984 e Seul-1988 e bronze em Atlanta-1996.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos