Brasil foi o time que mais finalizou certo na 1ª rodada da Copa do Mundo

Richarlison é um dos artilheiros da Copa (Foto: EFE/EPA/LAURENT GILLIERON SWITZERLAND OUT Arte: LANCE!


O Brasil estreou na Copa do Mundo 2022 com vitória e boa atuação contra a Sérvia, nesta quinta-feira. Com dois gols de Richarlison, a Seleção venceu por 2 a 0 e assumiu a liderança do grupo G, superando a Suíça no saldo de gols - os suíços bateram Camarões por 1 a 0.

O sólido desempenho da equipe de Tite se refletiu também nos números. O Brasil fechou a primeira rodada da Copa como a seleção que mais vezes finalizou certo. Das 22 tentativas, 11 foram na direção certa, segundo dados do site Footstats. Apenas a Alemanha arriscou mais vezes, 25, porém, somente dez no alvo. Os alemães acabaram sendo derrotados por 2 a 1 pelo Japão, de virada.

Apesar de Richarlison ter deixado o campo como o artilheiro do jogo, o camisa 9 não foi o único a levar perigo ao gol sérvio. Ao todo, onze brasileiros finalizaram na partida. Dos 16 jogadores que entraram em campo, apenas Alisson, Marquinhos, Lucas Paquetá, Gabriel Jesus e Martinelli não tentaram. Neymar, com quatro, foi quem mais arriscou.

O equilíbrio entre defesa e ataque, no entanto, é o que mais chama a atenção no Brasil. Mais do que criar ofensivamente, a Seleção marcou muito bem. Tanto que fechou a rodada no topo da estatística de desarmes, junto da Tunísia, com 19. Paquetá, que atuou mais recuado, como um segundo homem de meio-campo, foi quem mais roubou bolas entre os brasileiros: cinco, sendo quatro certas. Casemiro, com quatro - três certas -, também teve atuação de destaque.

NÚMEROS DO BRASIL CONTRA A SÉRVIA
- Dados do Footstats

60% de posse de bola
533 passes (496 certos)
22 finalizações (11 certas)
​19 desarmes (15 certos)
12 dribles (7 certos)