Brasil derrota a Letônia na estreia da Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro

Marcello Zambrana/DGW


A equipe brasileira estreou com o pé direito na ITF Beach Tennis World Cup, realizada na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O time comandado por Alex Mingozzi derrotou a Letônia por 3 a 0 com tranquilidade.

No primeiro jogo do dia, Rafaella Miiller, número 5 do mundo, e Marcela Vita, 9ª, derrotaram Anna Aleksjuka e Greta Veinberga por um duplo 6/0, em apenas 35 minutos. Na sequência, André Baran, 5º, venceu ao lado do estreante Allan Oliveira, 6º, marcando 6/2 6/1 sobre Jevgenijs Feldmans e Nikita Ribakovs. Nas duplas mistas, mais uma estreia com Vitória Marchezini, de 16 anos, e o experiente Vinicius Font, superando Nikita Ribakovs e Greta Veinberga por 7/5 6/0.

"Estreia melhor impossível, fico muito feliz, muito honrado, abençoado por defender essa nação ao lado do André Baran, do Vini Font e de toda equipe. Nos conhecemos há anos, desde o período que jogávamos tênis. A programação que o Mingozzi acabou realizando também ajudou muito, acertando os detalhes, nós jogamos muito contra, agora no mesmo lado. Agora é seguir firmes, focados e confiantes", disse Oliveira, que ano passado esteve na equipe como reserva.

Baran conquistou três dos quatro títulos mundiais pelo Brasil e vem como principal nome do time em busca pelo pentacampeonato: "Me sinto cada vez melhor, estamos jogando o circuito o ano todo, cada vez mais duro, com grandes jogadores e isso nos faz ter melhor nível. Estou acostumado a jogar contra o Allan e agora ao lado dele. O diferencial do nosso time é estar com a galera, curtimos muito a resenha. Gratificante representar nosso país, estamos dando nossa vida dentro de quadra."

O Brasil saiu na frente do Grupo 2, ao lado da Polônia, que marcou 3 a 0 em Curaçao. Brasileiros e poloneses se enfrentam nesta quarta-feira, às 19h, em jogo que pode valer a vaga para as quartas, duelo com transmissão do Sportv 3 e do canal NSports, que mostra todos os confrontos da quadra central. Os demais duelos podem ser seguidos pelo Live Score - https://score-widget.matchscorerlive.com/public/teams/LB4nLJvXq0ON_JEL1vet_Q

Outros resultados

Pelo Grupo 1, a Itália marcou 3 a 0 no Japão. Já pelo Grupo 3, a Espanha derrotou a novata Tailândia pelo mesmo placar. A surpresa do dia foi a derrota da França, campeã europeia do masculino e de duplas mistas, diante da Venezuela, por 2 a 1, pelo Grupo 4, que é liderado no momento pelos Estados Unidos que fez 3 a 0 na África do Sul.

"Sabíamos que seria uma grande batalha, mas sempre estivemos positivos. Nunca joguei com a Gabriela, foi sua primeira partida representando a Venezuela, é difícil lidar com a pressão, mas ela foi muito corajosa e positiva", avaliou Patrícia Diaz, 7ª do ranking e principal nome venezuelano e atleta radicada em Sorocaba (SP).

Juvenil

Pelo Juvenil, o Brasil largou com vitória por 3 a 0 contra a França. O time comandado por Plácido Juca saiu atrás na dupla feminina, mas Antonia Thompson e Julia Cabral buscaram e derrotaram Thea Begnis e Enola Hochdoerffer, por 5/7 6/1 10/4. No masculino, Matheus Buemo e Gustavo Garbarski superaram Maxime Moretto e Thomas Portolleau por 6/3 7/5. Nas mistas, Isabella Massaioli e Buemo passaram com 6/1 6/2 sobre Moretto e Begnis.

Nesta quarta o time juvenil brasileiro volta à quadra, às 9h, contra a Venezuela, buscando vaga na semifinal.

Resultados:

Grupo 1

Itália 3 x 0 Japão

Porto Rico 2 x 0 Portugal



Grupo 2

Brasil 3 x 0 Letônia

Polônia 3 x 0 Curaçao



Grupo 3

Espanha 3 x 0 Tailândia

Alemanha 3 x 0 Chile



Grupo 4

Venezuela 2 x 1 França

EUA 3 x 0 África do Sul



Programação Quarta-Feira (9/11):



Quadra Central

9h - Alemanha x Tailândia - Grupo 3

13h30 - Espanha x Chile - Grupo 3

19h - Brasil x Polônia - Grupo 2



Quadra 1

9h - Brasil x Venezuela - Juvenil

13h30 - Itália x Portugal - Grupo 1



Quadra 2

9h - Porto Rico x Japão - Grupo 1

13h30 - África do Sul x Venezuela - Grupo 4



Quadra 3

9h - Itália x França - Juvenil

13h30 - França x EUA - Grupo 4



Quadra 4

9h - Espanha x Polônia - Juvenil

13h30 - Letônia x Curaçao - Grupo 2



Quadra 5

9h - Alemanha x Chile - Juvenil