Boxeador cubano grita lema do governo após derrotar dissidente naturalizado, não é punido e enfrentará brasileiro

·2 minuto de leitura
Julio César La Cruz causou polêmica em Tóquio - Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Julio César La Cruz causou polêmica em Tóquio - Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O cubano Julio César La Cruz causou polêmica na última sexta-feira, após vencer Enmanuel Reyes nas quartas de final dos pesos pesados na Olimpíada de Tóquio. Com a vaga nas semifinais garantida, o boxeador entoou o lema do governo local.

“Pátria e vida não! Pátria ou morte, venceremos!”, gritou. O lema foi dito depois de La Cruz derrotar um adversário nascido em Cuba, mas dissidente e que se naturalizou espanhol.

Leia também:

Reyes é um crítico do governo cubano e disse que iria a Tóquio “arrancar cabeças”. Ele é um dos defensores da frase “pátria e vida”, difundida por meio de uma música do cantor Yotuel e que tornou-se lema dos protestos de julho em Cuba contra o governo de Miguel Díaz-Canel.

A atitude La Cruz foi celebrada pelo presidente cubano nas redes sociais. “Inspiradora a atuação de nossos esportistas”, escreveu o presidente, que destacou “o grito patriótico de ‘pátria ou morte’ de Julio César”.

A frase “pátria ou morte” teria sido por Ernesto Che Guevara e tornou-se lema da Revolução Cubana que tomou o poder do país na década de 50.

A atitude de La Cruz foi contra as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), que proíbe “qualquer manifestação de propaganda política, religiosa ou racial em nenhum cenário olímpico”.

Apesar disso, não haverá nenhuma punição ao cubano. O site Around the Rings entrou em contato com o COI, que explicou que o assunto “já foi resolvido”. Ao questionar o que isso significava, o portal recebeu como resposta: “Não temos nada a acrescentar à resposta anterior”.

Com isso, La Cruz está confirmado nas semifinais de sua categoria no boxe. Ele terá pela frente o brasileiro Abner Teixeira na terça-feira, 6h50 (horário de Brasília), na disputa por uma vaga na final. Quem perder garante o bronze.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos