Botafogo-SP e Ituano fazem duelo de clubes-empresa pela Série C em busca do G-4

·2 minuto de leitura


No próximo domingo (25), Botafogo-SP e Ituano entram em campo pela nona rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Além da disputa direta na parte de cima da tabela, a partida marca o duelo entre duas agremiações que optaram pela gestão do futebol no formato de clube-empresa.

Em Ribeirão Preto, a Botafogo S/A surgiu em 2018, quando os sócios do clube aprovaram de maneira unânime a transferência do futebol e da gestão para a empresa constituída em forma de sociedade anônima, que passou a ser titular do registro na FPF e na CBF, com direitos às vagas nos campeonatos dessas entidades.O time passou a ser administrado 60% pelo próprio clube e 40% pela Trex Holding, empresa de investimentos comandada por Adalberto Baptista.

- Com a minha experiência no futebol, posso afirmar que a profissionalização e a transformação para gestão empresarial é a saída para os clubes. As vitórias dentro de campo podem ocorrer com ou sem um modelo de clube-empresa, não é este o principal fator. Mas o batemos na tecla é uma vida mais saudável financeiramente a médio e longo prazo - disse Adalberto.

No início da temporada, Paulo Pelaipe, figura conhecida do futebol brasileiro, com passagens por Flamengo, Grêmio e Coritiba, foi contratado para trabalhar no comando do futebol profissional. No elenco atual, o clube contratou jogadores experientes, mas conta com 13 atletas formados nas categorias de base para formar uma equipe competitiva na briga pelo acesso.

Por outro lado, o Ituano também foi um dos pioneiros ao adotar este modelo de negócio. Com Juninho Paulista como um dos líderes do projeto, o futebol passou a ser gerido por uma empresa.

O ex-jogador ficou mais distante do clube após assumir o cargo de coordenador da Seleção Brasileira em 2019, mas mesmo com o afastamento, a gestão empresarial segue no Ituano com contrato até 2030. Neste formato administrativo, o alvinegro conquistou o bicampeonato paulista. Em 2014, o Galo bateu o Santos nos pênaltis e levou o título estadual.

Dentro das quatro linhas, Botafogo-SP e Ituano vivem situações parecidas. O time de Itu engatou cinco vitórias consecutivas e está na terceira colocação. Já o Botafogo-SP, dependendo de outros resultados da rodada, pode ultrapassar o adversário com uma vitória no confronto. O duelo será Arena Eurobike, às 11h, neste domingo (25), com transmissão da NSports.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos