Botafogo defende escrita de dez anos em clássico com o Flamengo

Sergio Santana
LANCE!
No ano passado, Erik foi um dos personagens do clássico (Foto: Magalhaes/JR)
No ano passado, Erik foi um dos personagens do clássico (Foto: Magalhaes/JR)


O Botafogo carregará uma longa invencibilidade consigo no clássico contra o Flamengo, nesta quinta-feira, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do bom momento vivido pelo rival, o Alvinegro não perde para o Rubro-Negro como mandante, pela competição nacional, há dez anos. O duelo, realizado no Estádio Nilton Santos, será transmitido em tempo real no site do LANCE!.

Neste período, o Botafogo enfrentou o Flamengo oito vezes - a exceção, é claro, foi 2015, quando o Alvinegro disputou a Série B. São quatro vitórias e quatro empates. Nos últimos cinco anos, os números são ainda mais positivos para o clube de General Severiano: quatro triunfos em cinco jogos - a exceção foi o empate por 3 a 3 em 2016, na Ilha do Governador.

A superioridade do Botafogo como mandante no torneio será colocada à prova. O Rubro-Negro também possui números positivos: o time de Jorge Jesus não perde há 21 partidas e é finalista da Taça Libertadores. O Alvinegro, por sua vez, acumula três rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro e vê a zona de rebaixamento de perto - a diferença para o Fluminense, primeiro time na degola, é de dois pontos.



No ano passado, Erik e Leonardo Valencia, de falta, foram os autores dos gols que deram a vitória para o Botafogo sobre o Flamengo pelo Brasileirão, no Nilton Santos. Agora, o primeiro deixou o Glorioso rumo ao Japão, mas o chileno ainda está no elenco e pode repetir a dose no clássico desta quinta-feira.

A última vez que o Botafogo perdeu para o Flamengo como mandante em Brasileirões foi em 2009. Coincidentemente, o Rubro-Negro, naquela altura, brigava pelo título nacional - o que encaminha para acontecer em 2019. Naquele ano, o Botafogo também lutava contra o rebaixamento.

O Botafogo chegou à reta final da competição em situação delicada. A derrota por 1 a 0, com gol de Adriano Imperador, afundou a equipe no Z4. Porém, jogadores como Lúcio Flavio, Reinaldo e, especialmente, Jobson, tiveram ascensão e salvaram a equipe na reta final. O "alívio" aconteceu apenas na última rodada, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras.

> CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

SEQUÊNCIA INVICTA DO BOTAFOGO SOBRE O FLAMENGO COMO MANDANTE:
2010 - Botafogo 1 x 1 Flamengo
2011 - Botafogo 1 x 1 Flamengo
2012 - Botafogo 0 x 0 Flamengo
2013 - Botafogo 2 x 1 Flamengo
2014 - Botafogo 2 x 1 Flamengo
2016 - Botafogo 3 x 3 Flamengo
2017 - Botafogo 2 x 0 Flamengo
2018 - Botafogo 2 x 1 Flamengo​
















Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também