Borussia Dortmund x Monaco: o duelo de dois dos ataques mais temidos da Europa

Pode se preparar para ver um duelo com muitos gols e um futebol extremamente ofensivo. De um lado, o Borussia Dortmund quebrou o recorde histórico de gols na fase de grupos da Uefa Champions League, com 21 tentos em apenas seis partidas. Nas oitavas, quatro gols pra cima do Benfica e 4 a 1 no placar agregado. Do outro lado, o Monaco, que marcou seis vezes em dois jogos contra o Manchester City, no mesmo estágio do torneio, eliminando o time de Pep Guardiola, tem incríveis 84 tentos em 29 compromissos na Ligue 1, tendo o melhor ataque das cinco grandes ligas europeias, e 126 bolas na rede na temporada.

Aubameyang 040317
Fabinho Monaco


(Fotos: Getty Images)

Os rivais, que vão se enfrentar em uma competição europeia pela primeira vez na história, e logo nas quartas de final, possuem ataques muito poderosos e grandes jogadores. Pelo Borussia, são vários os ótimos nomes ofensivos, mas Dembélé e Aubameyang se destacam. O jovem francês, uma das sensações da temporada, tem quatro assistências na UCL, estando atrás somente de Neymar (8) e Cristiano Ronaldo (6) na estatística, e ao lado de Sterling, do Manchester City, e Salvio, do Benfica.

Já o gabonês, que teve passagem apagada por empréstimo pelo Monaco em 2010, marcando apenas dois gols em 23 jogos, tem sete bolas na rede na Champions, e só perde para Cavani (8) e Messi (11) na artilharia, estando ao lado de Lewandowski. Na Bundesliga, inclusive, o africano é o artilheiro com a incrível marca de 22 tentos em 22 partidas.

O Monaco, por sua vez, tem Radamel Falcao García em grande fase, lembrando seus melhores momentos, e os jovens e talentosos Mbappé, Lemar, Dirar e Bernardo Silva, que estão jogando um absurdo, isso sem falar em João Moutinho organizando a equipe, Mendy destruindo na lateral-esquerda, e Fabinho, outro em grande momento, que merece até uma chance na Seleção Brasileira. Na defesa, Jemerson também se destaca, vivendo grande temporada e na mira de gigantes do futebol europeu.

Compare os números de Borussia Dortmund e Monaco na Champions League:

As duas equipes se destacam pelo jogo ofensivo, possuem jogadores jovens e talentosos, capazes de desequilibrar, e ótimos nomes de mais experiência. Os dois treinadores, Thomas Tuchel e Leonardo Jardim, estão entre os melhores da Europa e fazem grandes trabalhos. O Borussia Dortmund, no terceiro lugar da Bundesliga, porém, vive temporada mais conturbada, enquanto o Monaco, líder da Ligue 1, está na frente do poderoso PSG e eliminou o Manchester City nas oitavas de final da Champions, tendo uma enorme confiança para a sequência de 2016/17.

Não dá para apontar um favorito no duelo, mas o Monaco tem encantado mais recentemente e dá gosto de ver jogar, além de mostrar regularidade, enquanto o Dortmund possui seus momentos, mas é irregular. Coletivamente, o time de Leonardo Jardim tem se mostrado superior, além de ter enorme qualidade individual para resolver quando a equipe não está tão bem. Já os aurinegros não vivem boa fase coletiva, apesar de contarem com ótimos valores individuais que têm resolvido. Além disso, o clube do Principado é mais organizado defensivamente e conta com Jemerson em ótima fase, enquanto os alemães apresentam falhas defensivas.