Borussia Dortmund multa Aubameyang por fazer propaganda da Nike

Pierre-Emerick Aubameyang

O Borussia Dortmund multou o atacante Pierre-Emerick Aubameyang, segundo o diretor esportivo Michael Zorc, nesta quarta-feira para a revista Kicker, por fazer publicidade encoberta da marca Nike.

"Não foi consciente de seus atos", falou Zorc, que não quis revelar o valor da punição ao jogador gabonês.

Zorc avaliou o incidente como "intolerável" e garantiu que o ato foi "seriamente discutido" com o artilheiro da Bundesliga, que já balanços as redes 25 vezes.

O polêmico atacante provocou a ira dos dirigentes do Borussia ao comemorar o gol marcado contra o Schalke 04 (1-1), no sábado, colocando uma máscara. A máscara, em si, não apresenta qualquer logo, mas é a mesma que Aubameyang usa em uma propaganda da Nike.

A jogada de marketing não agradou à Puma, que patrocina o Borussia Dortmund e é sócia minoritária do clube (5%). Há pouco mais de um mês, Aubameyang já havia sido criticado por ter entrado em campo com o logotipo da Nike desenhado na cabeça.

Por outro lado, o treinador Thomas Tuchel defendeu o jogador na terça-feira, depois da vitória por 3 a 0 sobre o Hamburgo.

"Para um homem sensível como 'Auba' todas as coisas que estão sendo ditas o afetam muito, mesmo que ele tenha se equivocado", falou o técnico, que mesmo com a polêmica entregou a faixa de capitão para o atacante.

O Borussia vai precisar do atacante em sua melhor forma para os próximos jogos da equipe, que enfrenta o Bayern de Munique no sábado e depois tem o duelo contra o Monaco, pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.