Bola de Cristal: Inglaterra predomina entre finalistas mais prováveis; veja números

De acordo com a Bola de Cristal da Copa do Mundo, ferramenta preditiva desenvolvida pelo Globo em parceria com o Departamento de Matemática da UFMG, das quatro finais mais prováveis de serem disputadas no próximo dia 18, no Estádio Lusail, no Catar, três delas tem a seleção da Inglaterra como uma das equipes que vão brigar pelo título. Com 7.37% de chances, o duelo que tem a maior possibilidade de acontecer, no momento, é entre ingleses e holandeses.

Bola de Cristal: Veja os caminhos mais prováveis das seleções até a final

Análise: Fator Neymar é decisivo para Brasil empolgar pela primeira vez na Copa

A segunda final mais provável de acontecer é Inglaterra x Argentina, com 7.13%. Nesse caso, os igleses precisariam deixar a França para trás — e os números apontam para o favoritismo da equipe de Kane —, enquanto os hermanos precisam vencer a Holanda. O terceiro cenário é um duelo entre Brasil e Inglaterra (7% de probabilidade), seguido de Holanda x França (6.97%).

Apesar de ser a seleção em mais prováveis finais, a Inglaterra não é o país que tem mais chances de chegar à decisão. Isso porque a ferramenta leva em conta as possibilidades dos duelos serem vencidos e campo e calcula uma eventual cobrança de pênaltis com probabilidade igual de ser vencida por qualquer uma das equipes. Assim, a Holanda aparece como a seleção que, pelo menos numericamente, se aproxima mais da final, com 29.01% de chance. A Inglaterra vem em segundo, com o Argentina completando o top 3. O Brasil está na quarta posição.

Vale lembrar que ainda faltam mais dois duelos das oitavas de final que definirão o último confronto das quartas. Marrocos e Espanha se enfrentam ao meio-dia (de Brasília) e Portugal e Suíça fecham o calendário das oitavas de final, às 16h.

Veja as seleções com mais chances de chegar à final

Holanda - 29.01%

Inglaterra - 27.13%

Argetina - 26.26%

Brasil - 25.82%

França - 24.04%

Croácoa - 18.92%

Portugal - 12.95%

Espanha - 13.29%

Marrocos - 11.91%