Bilhetes da Loterj são vendidos em bancas do jogo do bicho

Extra
·2 minuto de leitura
Banca de apontador em Caxias exibe bilhetes
Banca de apontador em Caxias exibe bilhetes

A Loteria Oficial do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) tem tido seus bilhetes vendidos em bancas do jogo do bicho de diferentes localidades do Rio de Janeiro. O lucro vai para os cofres públicos e para os contraventores. As informações são do RJ2.

Em uma pequena loja na avenida Mirandela, em Nilópolis, a equipe de reportagem encontrou um apontador de jogo do bicho. No mesmo local, bilhetes da Loterj também estavam sendo oferecidos para venda nas prateleiras.

Na praça Olavo Bilac, em Gramacho, a banca de jogo fica no meio da rua e também tem anúncios do Loterj de prêmios e talões do jogo bicho colados na parede.

Atualmente, a Loterj tem duas fontes principais de renda: a loteria instantânea, conhecida como raspadinha, e a loteria de múltiplas chances - que é o Loterj de Prêmios. A operação do Loterj de prêmios é terceirizada.

Do valor total da venda de bilhetes, 41,86% vão para premiação dos vencedores, 38% vão para empresa que fornece o serviço - dentro deste valor pelo menos 10% precisam ir para pagar os pontos de venda e outros 20,14% ficam com a Loterj.

Em Mesquita, uma outra lojinha de venda de jogo do bicho se tornou um ponto oficial de venda de bilhetes da Loterj, de acordo com a reportagem exibida no RJ2. O ponto de venda é um dos mais de 2 mil em todo o estado.

No site do Loterj de Prêmios, os três endereços visitados pela reportagem constam na lista oficial de pontos de venda: o de Nilópolis é o bar 497. Em Caxias, é a banca b1 e o ponto de venda em Mesquita é chamado apenas Guto.

A Capital de Prêmios é a responsável por elaborar jogos, estocar, distribuir, comercializar e ainda propor e executar toda a parte de publicidade. No contrato de prestação de serviços, a Loterj obriga a empresa a apresentar a lista dos 2 mil pontos de vendas cadastrados, com o nome do titular, endereço, número de CPF ou CNPJ, tipo de ponto de venda, contato e telefone.

A Capital de Prêmios, cuja razão social é MCE Intermediações e Negócios Limitada, aumentou o capital social - que é o valor investido por cada um dos sócios para formar a empresa - de R$ 100 mil para R$ 5 milhões, faltando apenas um dia para abertura da licitação.

A Loterj disse que a licitação para contratar a empresa MCE Intermediações e Negócios seguiu todos os trâmites legais e que a responsabilidade por criar e fiscalizar os pontos de venda é da própria empresa.

A Loterj informou ainda que vai apurar a denúncia sobre a venda de jogos ilegais em pontos de venda credenciados. A MCE Intermediações e Negócios não retornou o contato até a publicação da reportagem.