Big Brother Brasil: curiosidades e melhores momentos de todas as edições

Yahoo Vida e Estilo
(Giphy)
(Giphy)

No ar desde 2002, o principal reality show da TV brasileira já teve 19 edições e se prepara para a sua 20ª, que estreia em janeiro de 2020. As inscrições para a edição do próximo ano já foram encerradas, o que significa dizer que a Globo está escolhendo pessoas com os mais variados perfis para habitar o que a emissora classifica como “a casa mais vigiada do Brasil”.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Siga a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A versão brasileira é uma franquia da TV holandesa Endemol, que conquistou o público desde sua estreia e revelou personalidades e artistas que passaram a fazer sucesso e se firmaram no cenário nacional até hoje. São os casos das atrizes Grazi Massafera e Juliana Alves, a apresentadora Sabrina Sato e o atleta paraolímpico Fernando Fernandes.

Leia também

Conheça algumas curiosidades do programa ao longo de todos esses anos e relembre alguns de seus melhores momentos:

  • Por 10 anos, o ‘BBB’ alcançou uma média acima de 30 pontos no IBOPE, mas já teve mais sucesso chegando a bater uma média de 47 pontos na 5ª edição.

  • Mais de 300 pessoas já passaram pelo programa ao longo das 19 temporadas do ‘BBB’.

  • Três estrangeiros já concorreram até hoje ao prêmio máximo do ‘BBB’: Sergio Tavares, o Serginho do ‘BBB1’, que é franco-angolano; a argentina Antonela Avellaneda, do ‘BBB4’; e o sírio Kaysar Dadour do ‘BBB18’, que foi o 2º colocado da sua edição.

  • Pedro Bial foi o apresentador de 2002 a 2016, quando passou o comando para Tiago Leifert, que está no ‘Big Brother Brasil’ até hoje.

Thiago Leifert assumiu o programa no lugar de Pedro Bial (Reprodução/Intagram)
Thiago Leifert assumiu o programa no lugar de Pedro Bial (Reprodução/Intagram)
  • O clássico termo “paredão” para eliminação do programa – usado até em outras situações e outros realities – surgiu durante a primeira temporada, criado pelo participante Adriano de Castro.

  • O ano de 2002 foi o único a ter duas edições do ‘Big Brother’: uma começando em janeiro e a outra, em maio.

  • O primeiro casal a se formar num ‘BBB’ foi ainda na primeira edição: Kleber (que virou Bambam) e Xaiane Dantas, com direito a momentos quentes embaixo do edredom.

  • A competidora com mais idade a participar de um Big Brother foi Ieda Wobeto, que tinha 70 anos, no ‘BBB17’. Ela ficou em 3ª lugar.

  • Durante o ‘BBB9’, um áudio do diretor do programa, Boninho, vazou durante a exibição do programa no pay-per-view. A bronca em uma das participantes causou um mal-estar geral.

  • Durante o ‘BBB4’, o que não faltou foi discussão. Quase que diariamente Marcela Queiroz brigava com Solange Couto (a que cantava ‘We Are The World’ no “embromation”).

  • O recorde de votos num paredão aconteceu no BBB10, na disputa entre Marcelo Dourado (que depois ganhou a edição) e Dicesar Ferreira: 125,4 milhões de votos.

  • Três participantes do BBB já faleceram: Edílson Buba (‘BBB4’) André “Cowboy” e Norberto Carias (BBB9).

  • No ‘BBB14’, a atriz Tatá Werneck participou com seu personagem Valdirene no reality e agitou os participantes.

  • Três participantes já foram expulsos do reality global: Daniel Echaniz, no ‘BBB12’, por "comportamento gravemente inadequado" após movimentos sexuais suspeitos quando estava embaixo do cobertor com Monique Amin, que estava sem consciência. Ana Paula Renault, no ‘BBB16’, por agressão a Renan Oliveira, durante uma festa, e Marcos Harter, do ‘BBB17’, por agressão a Emilly Araújo.

  • A ex-policial Anamara Barreira, a Maroca, participou de duas edições do ‘BBB’: 10 e 13 e, nas duas, causou bastante confusão, arrumando discussões, brigando até com uma machadinha na mão.

  • Hoje em dia, as revistas de pelados estão em baixa, mas quando faziam sucesso, vários ex-participantes do BBB tiraram suas roupas: pelos menos 45 de todos os ex-BBBs posaram nus em publicações como Playboy, Sexy, G Magazine, entre outras. Entre os mais famosos: Sabrina Sato e Kleber Bambam.

Leia também