Benfica não sai do zero e pode perder liderança do Português

O Benfica tem a condição de líder do Campeonato Português ameaçada. Neste sábado, os Encarnados não saíram do 0 a 0 contra o Paços de Ferreira, no Estádio da Mata Real, e podem perder a ponta da competição para o arquirrival Porto, que ainda joga na rodada.

Com o resultado, o Benfica somou o quarto empate no torneio e chegou a 64 pontos, permanecendo na liderança de forma provisória. Isso porque o Porto – segundo colocado, com 62 pontos – pode roubar a posição do rival caso vença o Vitória de Setúbal, neste domingo. Já o Paços de Ferreira foi a 27 pontos e assumiu a 13ª colocação, ultrapassando o Arouca.

Sporting e Paços de Ferreira voltam a campo pelo Campeonato Português somente do próximo dia 2 de abril. Os Leões visitam o Arouca, enquanto os Castores enfrentam o Desportivo de Chaves, também fora de casa.

O jogo – Mesmo atuando fora de seus domínios, o Benfica tomou conta da partida desde o início. Os Encarnados tiveram amplo controle da posse de bola no começo do jogo e buscavam mais o ataque. Logo aos cinco minutos, Pizzi lançou na área para Semedo, mas o lateral não conseguiu dar continuidade ao lance. Aos dez minutos, Zivkovic cruzou para Salvio, porém o meia finalizou por cima do gol.

O Benfica teve grande chance na marca de 26 minutos e por pouco não abriu o placar. Eliseu recebeu na intermediária e arriscou finalização de fora da área. A bola tomou o caminho do gol, mas desviou a trajetória e explodiu na trave direita do goleiro Rafael Defendi. Aos 43, Zivkovic tentou lançar para Mitroglou na área, no entanto a zaga do Nacional afastou o perigo.

 

 

O Paços de Ferreira voltou com outra postura para o segundo tempo e levou perigo logo aos cinco minutos. Diego Luiz obrigou Ederson a fazer grande defesa após finalização de meia distância. O Benfica respondeu na sequência e Pizzi mandou por cima em finalização da entrada da área.

Os Encarnados seguiram dominando as estatísticas, mas passaram a ter mais trabalho com as investidas do adversário. Aos 17 minutos, Welthon cobrou falta com categoria e acertou o travessão. Aos 26, em nova cobrança de falta, Welthon obrigou Ederson a fazer grande defesa para evitar o gol.

O Benfica ensaiou uma pressão nos instantes finais da partida, mas esbarrou na sólida defesa do Paços de Ferreira. Jonas, Cervi e Pizzi tentaram mudar a história do jogo, mas não conseguiram vazar o goleiro Rafael Defendi, que segurou a igualdade e o placar inalterado.

Sporting derrota Nacional com dois gols de Dost

O atacante holandês Bas Dost foi o destaque da vitória do Sporting sobre o Nacional ao marcar os gols do triunfo do Leão por 2 a 0, no Estádio José Alvalade. Os donos da casa abriram o placar aos 13 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio de Bryan Ruiz. Dost subiu mais do os zagueiros adversários e cabeceou para o fundo das redes.

Ainda na etapa inicial, o atacante ampliou a vantagem, na marca de 34 minutos. Novamente o gol saiu depois de uma cobrança de escanteio, mas desta vez Dost aproveitou sobra de bola na área e marcou. Com o resultado, o Sporting chegou a 54 pontos e manteve a terceira posição, atrás de Benfica e Porto. O Nacional, por outro lado, segue na lanterna da competição, com apenas 17 pontos conquistados.

As duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Português somente no dia 2 de abril. O Nacional recebe o Vitória de Guimarães, enquanto o Sporting visita o Arouca.

Veja os resultados da rodada deste sábado do Campeonato Português:

Belenenses 1 x 2 Braga

Moreirense 1 x 1 Tondela

Sporting 2 x 0 Nacional

Paços de Ferreira 0 x 0 Benfica