Benfica e Porto fazem clássico com cara de decisão no Português

A grande final do Campeonato Português acontece neste sábado. Pelo menos é assim que está sendo chamado o clássico entre Benfica e Porto, que se enfrentam no Estádio da Luz, em Lisboa, pela 27ª rodada do torneio. Os Encarnados lideram com 64 pontos, um a mais que os rivais portistas, que vem na segunda posição.

Faltando oito rodadas para o fim da competição, Rui Vitoria, comandante do Benfica, não concorda com o rótulo de final dado ao jogo.

“Não entendo como podem chamar esta partida de final se não vamos ter entrega de taça e nem mesmo volta olímpica. Quem perder vai seguir podendo sonhar com a taça. Portanto, não há nenhuma final e sim a luta por três pontos que são tão importantes quanto aqueles que conquistamos nas primeiras rodadas deste Campeonato Português. Não devemos aumentar a pressão que um clássico deste porte já exige de todos os jogadores”, analisou Rui Vitoria.

Já para Nuno Espírito Santo, comandante do Porto, o jogo tem sim um caráter de decisão, pelo menos para seus comandados.

“Para o Benfica o jogo pode até não ser considerado uma grande decisão, pois eles lideram. Mas para nós é uma final, pois se perdermos o Benfica vai abrir quatro pontos e complicar demais os nossos planos. Para mim não há motivo para não tratarmos o clássico como decisivo”, analisou o treinador do Porto.

No domingo, a atração fica por conta do Sporting, terceiro colocado com 54 pontos e que visita o Arouca, que cumpre tabela com 27 pontos, no Estádio Municipal de Arouca. Com 46 pontos e defendendo a posição na zona de classificação para a Liga Europa, o Braga recebe o Marítimo, que tem seis pontos a menos e a mesma meta, no Estádio Municipal de Braga, em um confronto direto.

Abaixo todos os confrontos programados para este fim de semana pela competição, respeitando o horário de Brasília:

Sexta-feira

15h Chaves 1×0 Paços de Ferreira

17h Nacional 1×2 Vitória de Guimarães

Sábado

12h Tondela x Estoril

14h15 Boavista x Rio Ave

16h30 Benfica x Porto

Domingo

12h Belenenses x Feirense

12h Vitória de Setúbal x Moreirense

14h Arouca x Sporting

16h15 Braga x Marítimo