Belga do decatlo que viralizou nas redes sociais torceu pé no salto e voltou ao atletismo após se curar de câncer

·1 minuto de leitura

TÓQUIO, JAPÃO (FOLHAPRESS) - A imagem de Thomas van der Plaetsen, 30, se tornou viral nas redes sociais nesta quarta-feira (4). O atleta belga do decatlo, em seu salto à distância, caiu de lado, de maneira estranha. Ficou deitado na caixa de areia, sem se mover.

O vídeo logo começou a ser compartilhado nas redes sociais, acompanhado de comentários jocosos.

"Ele torceu o pé na hora de saltar. Foi feio. Teve de sair. Não sei se vai voltar", disse o brasileiro Felipe dos Santos, que também participa da competição.

Van der Plaetsen ficou fora da prova seguinte e a última da manhã no Japão: o lançamento de peso. Ao passar pelos jornalistas, estava acompanhado pela equipe médica da confederação de atletismo do seu país e era conduzido em cadeira de rodas..

Não está confirmado se ele terá condições de participar do decatlo quando este for reiniciado, às 6h50 da manhã (horário de Brasília), no salto em altura.

Formado em Tecnologia da Informação, van der Plasten passou mais de um ano afastado das pistas, entre 2014 e 2015. Um exame antidoping detectou anormalidade que, em exames posteriores, levaram ao diagnóstico de câncer de testículo. Seu pai, ao saber ter a mesma doença, morreu um mês depois.

"Foi especialmente difícil contar para a minha mãe. Câncer é sempre duro, mas é especialmente complicado para alguém que já passou por isso antes", disse ele para o site alloverkanker.be.

Depois de curado, o belga criou a fundação "Back on Track" (de volta à pista, em tradução livre), que oferece tratamento psicológico e reabilitação para pacientes com câncer.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos