Beach tennis se populariza cada vez mais no litoral brasileiro

Helio Amorim é referência na modalidade (Foto: Arquivo Pessoal)


As restrições da pandemia reforçou os benefícios das atividades físicas ao ar livre. Nesse período, explodiram os números de praticantes de diversas modalidades de praia, como futevôlei, que já popular no Brasil; e, principalmente, o beach tennis, modalidade que se tornou uma febre não apenas em regiões litorâneas, como abriu passagem para a abertura de diversas arenas longe do litoral.

Criado no final da década de 1980 na Itália, o beach tennis chegou ao Brasil em 2008, mais precisamente no Rio de Janeiro. Hoje, é praticado por milhares de pessoas. Os benefícios proporcionados pela modalidade explica sua popularidade: queima de gordura, melhora do condicionamento físico, do reflexo; além de reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico.

Referência no ensino do beach tennis no Brasil, atuando, inclusive, na Federação Paraibana e na Comissão das cinco etapas do circuito local, Hélio Amorim citou alguns motivos que fizeram a modalidade se tornar atraente à população.

"Se tivesse que classificar com apenas um motivo, eu diria que é devido ao bem-estar que a prática do beach tennis proporciona à pessoa. Posso até tentar descrever, mas é uma sensação indescritível. E também é propício à inclusão, já que pode ser praticado por pessoas das mais variadas idades, pois é fácil de fácil aprendizagem, fácil evolução", explicou o treinador.

Como professor, Hélio Amorim chegou a liderar de 80 a 100 alunos por mês nas areias de João Pessoa. O sucesso de suas aulas foi tamanha que ele já recebeu convites para ajudar a fomentar a modalidade nos EUA.

"Meu foco mesmo é ensinar o beach tennis, fomentar a modalidade onde quer que eu esteja", destaca o brasileiro. "San Diego é um lugar propício, pois a cidade respira esporte e as praias daqui são excelentes para a prática de atividades físicas. Espero inspirar vários potenciais professores aqui".

Hélio aplica a metodologia Astra Trio, desenvolvida pelo italiano Alex Mingozzi, considerado por 10 anos consecutivo o melhor jogador de beach tennis do mundo e que atualmente treina a seleção brasileira da modalidade.

"Essa metodologia é o que todo atleta, toda pessoa que se interessa em aprender o beach tennis, precisa absorver. Algo que é único e proporciona rápida evolução no esporte pelo simples motivo de ser a didática e metodologia do esportista que foi considerado 10 anos consecutivos o melhor atleta de beach tennis do mundo", afirma o brasileiro. "Escolhi essa metodologia por ser a melhor do mundo, melhor didática, melhor ensino, melhores drills, melhores profissionais e melhor equipe".

O intuito dele é servir de exemplo para a formação de novos instrutores da modalidade, tendo em vista o aumento da demanda mundo afora para esse novo esporte profissional.