BBC recua e Lineker volta a apresentar programa

Afastamento do ex-jogador fez com que a cobertura do programa fosse interrompida no último final de semana

Lineker foi afastado temporariamente por causa de seus tweets criticando a política de imigração do Reino Unido. Foto: James Manning/PA Images via Getty Images
Lineker foi afastado temporariamente por causa de seus tweets criticando a política de imigração do Reino Unido. Foto: James Manning/PA Images via Getty Images

Gary Lineker apresentará o 'Match of the Day' novamente após ser afastado por seus tweets criticando a política migratória do governo britânico que violou a imparcialidade da 'BBC'. Fato que fez com que a cobertura do programa fosse interrompida no último final de semana devido ao boicote feito pelos comentaristas e jornalistas que o realizam.

"Todos reconhecemos que este foi um período difícil para funcionários, parceiros, apresentadores e, mais importante, para nosso público. Peço desculpas por isso", disse Tim Divie, diretor-geral da BBC, que disse que revisará a política de mídia social da entidade pública.

Leia também:

"Por mais difíceis que tenham sido os últimos dias, eles simplesmente não se comparam a ter que fugir da perseguição ou da guerra em casa para buscar refúgio em uma terra distante. É emocionante ver a empatia de tantos por sua situação. Continuamos um país de pessoas predominantemente tolerantes, acolhedoras e solidárias", twittou Lineker, que apoia esta revisão da política de mídia social.

A BBC anunciou na sexta-feira (10) que Lineker estava deixando 'Match of the Day' temporariamente por causa de seus tweets, nos quais ele critica a política de imigração do Reino Unido e considera que a linguagem usada era a da Alemanha nazista. Isso vai contra as recomendações da rede britânica, que proíbe seus jornalistas de dar opiniões políticas nas redes sociais e exige que eles mantenham a imparcialidade.

Lineker, ex-jogador do Barcelona e da Inglaterra, é um dos mais conceituados especialistas do futebol inglês e a estrela mais bem paga da BBC com um salário que ultrapassa um milhão de euros por ano. No passado, o próprio Lineker já havia enfrentado problemas com suas opiniões políticas no Twitter, que não eram agravadas por sua condição de freelancer e por seu trabalho ser focado em esportes.

No entanto, desta vez, suas opiniões sobre o esquema de imigração do Reino Unido levaram a BBC a dizer que sua atividade recente viola as diretrizes de mídia social da empresa, acrescentando que ele "não deve tomar partido em questões partidárias ou controvérsias políticas".

Suella Braverman, ministra do Interior, chamou suas declarações de "irresponsáveis", que também foram censuradas pela ministra da Cultura, Lucy Frazer, que destacou que a BBC deve ser imparcial para "manter a confiança da audiência" que a subsidia.

Poucos minutos depois da despedida temporária de Lineker, até que se chegasse a um acordo sobre o uso do Twitter, as demais estrelas do 'Match of the Day', o programa de futebol mais antigo (no ar desde 1964) e popular britânico televisão, distanciaram-se do projeto. Alan Shearer, Ian Wright, Micah Richards e Jermaine Jenas, todos ex-jogadores de futebol e colaboradores do programa, anunciaram sua ausência.

Além disso, os comentaristas do programa decidiram boicotar em massa e os jogadores da Premier League não tiveram de conceder entrevistas ao 'Match of the Day', como confirmou a federação inglesa. Portanto, a cobertura da 'BBC' foi interrompida.