Bayern de Munique x Real Madrid: reencontros tornam duelo de gigantes ainda mais espetacular

Dois dos melhores times do mundo e favoritos ao título da Champions League se enfrentarão em um confronto de arrepiar nas quartas de final da competição europeia. De um lado, o Real Madrid, atual e maior campeão da UCL, com 11 conquistas, sendo duas nos últimos três anos. Do outro, o Bayern de Munique, dono de cinco troféus.

TSR ONLY GFX Bayern Real Madrid

Além dos grandes esquadrões e craques dos dois lados, o duelo tem fatores especiais que o tornam ainda mais marcante. Campeões da histórica La Décima com o Real Madrid, Carlo Ancelotti e Xabi Alonso vão enfrentar o ex-clube. Além disso, o volante espanhol e também o lendário Philipp Lahm irão se aposentar após o fim da temporada, tendo a última chance de conquistar a Europa mais uma vez.

ONLY GERMANY Carlo Ancelotti Xabi Alonso 05242015

(Foto: Imago)

O embate também é mais um na rivalidade entre espanhóis e alemães. Eles já se enfrentaram 22 vezes na história da Champions League, sendo nove vitórias do Real, dois empates e onze triunfos do Bayern. São 31 gols dos Blancos e 33 dos Bávaros. O confronto atual também será o tira-teima, já que eles duelaram dez vezes em mata-matas, e cada um levou a melhor em cinco oportunidades.

No retrospecto recente, porém, quem leva a melhor é o Real, que venceu os últimos três jogos contra o Bayern e eliminou os Bávaros nas semifinais de 2013/14, com direito a goleada por 4 a 0 em plena Allianz Arena, na maior derrota dos alemães em casa na história das competições europeias.

Compare os números de Real e Bayern na Champions League:

O duelo promete demais. O Real Madrid não convence na temporada, mas em 2015/16 também não convencia e conquistou a Champions. A equipe é experiente e conta com craques que podem definir e desequilibrar. Sergio Ramos tem sido absurdamente decisivo, enquanto Cristiano Ronaldo não vive temporada goleadora como as anteriores, mas é o vice-líder de assistências da competição, com seis passes para gols, atrás apenas de Neymar (8), e pode definir qualquer partida a qualquer momento.

Além deles, Bale, Kroos e Modric podem decidir qualquer jogo, isso sem falar em Marcelo e Casemiro, que seguem jogando muita bola. Coletivamente, os Blancos não estão bem, mas existe muita qualidade individual e o time, muito experiente, costuma crescer na UCL. Apesar de não convencer, os Merengues lideram La Liga mesmo com um jogo a menos e estão nas quartas de final da Liga dos Campeões.

Já o Bayern, no último mês, mostrou seu melhor futebol na temporada e pareceu finalmente estar mais adaptado ao estilo de Carlo Ancelotti. Thiago Alcântara está voando, Robben jogando demais, Ribéry voltou a brilhar e Lewandowski vive fase absurda, marcando gol atrás de gol. Na Champions são sete, com o polonês só ficando atrás de Messi (11) e Cavani (8) na artilharia, estando ao lado do rival Aubameyang. Lahm, Vidal, Xabi Alonso, Alaba, Hummels, Neuer... Os Bávaros possuem vários nomes que podem definir qualquer partida, e além da qualidade individual, coletivamente vivem melhor momento que os Blancos. A defesa é mais consistente e comete menos erros, e o meio-campo está funcionando melhor.

Não dá para apontar um favorito no confronto, mas podemos ter certeza de fortes emoções e grandes jogos entre Bayern e Real.