A batalha das redes sociais entre Real Madrid e Barcelona

É uma verdadeira batalha, tão grande como a que ocorre dentro de campo ou nos microfones. Real Madrid e Barcelona disputam mais um confronto, mas dessa vez virtual.

Cada vez é mais comum encontrar pequenas batalhas de diversas maneiras: a venda de camisetas, o valor dos modelos, o crescimento de seguidores ao redor do mundo e, é claro, o domínio que ambos exercem nas redes sociais.

Quem é o dono do mundo digital? Na Goal te contamos os prós e os contras das duas equipes nesta área e então é você que decide quem manda nas redes sociais: Real Madrid ou Barcelona?

Uma das maiores vantagens e razões pelas quais seguimos a conta do nosso clube favorito são encontrar material exclusivo, entrevistas, fotos, o dia a dia dos treinamentos, as viagens, opiniões e conselhos dos nossos ídolos entre outras tantas coisas.

Neste aspecto, o Real Madrid leva uma vantagem considerável. Ao contrário do Barça, os merengues nos oferecem, com profunda frequência, imagens de tudo o que acontece: treinamentos, concentrações, viagens, palestras, encontros com fãs ao redor do mundo, lembranças de algumas partidas históricas e muito mais.

Além disso, o formato escolhido para fornecer a maior parte do conteúdo (vídeo), facilita a interação com o seguidor sem ter que ir ao site constantemente.

 

 

Neste aspecto, o Real Madrid usa a alta participação de seus patrocinadores em suas redes sociais: Adidas, Mahou, Sanitas, Cepsa, entre outros. O Barcelona, por sua vez, se limita a compartilhar conteúdo próprio da equipe, com aparições ocasionais da Nike, seu patrocinador mais poderoso, ou a Konami, através d jogo de videogame PES.

Basta lembrar o que o Real Madrid fez na série mexicana Club de Cuervos antes do lançamento da sua nova camisa, quando James Rodríguez teve uma participação especial.


Sem dúvida nenhuma a aparição – ou ausência – dos símbolos das duas equipes repercute de grande maneira na gestão e no alcance das contas oficiais das redes sociais.

Ao contrário de seu rival, os merengue conta com a presença de Cristiano Ronaldo no Twitter, o que gera uma exposição da marca de maneira constante nos seguidores ativos. Já o Barcelona não conta com isso já que Messi não possuí conta no aplicativo.

 

No entanto, os catalães recuperam um pouco isso no Facebook, onde o argentino tem uma conta verificada e onde compartilha algum tipo de conteúdo com a marca do Barça.

*Cabe dizer que de acordo com estudo da plataforma Twitter Audit (especializada em validar a autenticidades dos seguidores, uma análise na conta de Cristiano Ronaldo detectou que 64% dos seguidores eram contas falsas).

De acordo com estudos realizado realizados pela mesma plataforma Twitter Audit, em 2013, as contas do Real Madrid e do Barcelona contava com uma porcentagem de autenticidade de 64% e 34%, respectivamente, ou seja, a cada 10 seguidores do time merengue, sete eram reais contra 3,4 da equipe catalã.

Em 2015, o site Marketing Deportivo MD realizou um novo estudo nas contas oficias dos clubes de futebol mais importantes do mundo, a fim de verificar como verdadeiras ou falsas as quantidades monstruosas de seguidores que tinham

O resultado foi o seguinte: apenas dois anos depois, os números do Real Madrid mostraram que a cada 10 seguidores somente cinco eram reais. Já o Barcelona teve um pequeno crescimento: 3,4 para 3,7.

Depois disso, para você, quem domina o mundo das redes sociais: Real Madrid ou Barcelona?

A GUERRA NO FACEBOOK

Neste fim de semana, Real Madrid e Barcelona alcançaram os 100 milhões de seguidores. Como se fosse uma guerra declarada, ambos os clubes fizeram todo o possível para alcançar tal marca com diferentes campanhas. O time catalão já tem 100.056.650 de likes contra 101.128.926 dos merengues.