Barcelona recebe mais pênaltis que qualquer outro time de La Liga - e aqui está a prova!

Quem é mais favorecido pelos árbitros: Barcelona ou Real Madrid? Esta é uma questão debatida constantemente pelos torcedores dos dois maiores clubes da Espanha há décadas e mais uma vez ela veio à tona.

O Barça alcançou uma virada histórica sobre o Paris Saint-Germain nas oitavas de final da UEFA Champions League. Depois de perder por 4 a 0 no Parc des Princes, a equipe venceu por 6 a 1 no Camp Nou. Mas dois de seus gols vieram de pênaltis contestados enquanto o PSG também queixou-se de uma falta não marcada em Ángel Di María no segundo tempo.

Esta situação potencializa uma discussão iniciada por Gerar Piqué após sugerir que o Real Madrid precisou de um pênalti duvidoso para vencer o Villarreal por 3 a 2 na atual edição de La Liga.

Ao lado de recortes baseados em publicações do Real Madrid, o defensor catalão postou em seu perfil no Twitter: "Contra as mesmas equipes, oito pontos. Extamente oito. Estes são recortes da imprensa de Madrid para evitar dúvidas".

Sergio Ramos, estrela do Real Madrid, condenou a postura de seu companheiro alguns dias mais tarde. Mas o diretor técnico do Barcelona, Robert Fernández, defendeu o atleta do time da Catalunha, em entrevista ao Esport 3: "As pessoas devem gostar disso ou não, mas Piqué está dizendo a verdade".

Cristiano Ronaldo Real Madrid Espanyol LaLiga


(Foto: Getty Images)

Mas Piqué está realmente dizendo a verdade?

Certamente, existe um número de decisões da arbitragem que podem afetar um jogo de futebol - desde erros de impedimento a faltas para cartões amarelo ou vermelho.

Mas quando o assunto são os pênaltis, a evidência é clara: Barcelona recebe mais pênaltis que o Real Madrid e também concede um número bem inferior ao de seu maior rival.

Com auxílio do Opta, a Goal listou todos os pênaltis que foram marcados em La Liga nas últimas cinco temporadas. Somente times que estão na Primera División desde 2012/13 foram inclusos no estudo.

Times Pênaltis a favor Pênaltis contra Saldo de pênaltis
Barcleona 47 13 +34
Real Madrid 44 22 +22
Atlético de Madrid 32 11 +21
Sevilla 39 29 +10
Granada 28 22 +6
Espanyol 20 15 +5
Athletic 25 24 +1
Malaga 22 22 0
Real Sociedad 19 27 -8
Valencia 26 35 -9
Celta de Vigo 20 29 -9

As estatísticas mostram que o Barcelona teve 47 pênaltis na liga nacional nos últimos cinco anos, mais que qualquer outro time da Espanha e três a mais que o Real Madrid.

Quando o assunto são pênaltis concecidos, somente o Atlético de Madrid (11) tem mais que o Barcelona, com 13. Incrivelmente, o Real Madrid concedeu nove a mais que o Barça durante este período, sete a mais que Espanyol e o mesmo número do Granada.