Barcelona e Juventus fecham troca de Arthur por Pjanic

AFP
Arthur em campo pelo Barcelona contra o Athletic Bilbao, 23 de junho de 2020
Arthur em campo pelo Barcelona contra o Athletic Bilbao, 23 de junho de 2020

Barcelona e Juventus oficializaram uma troca de figurinhas no meio de campo nesta segunda-feira: o brasileiro Arthur Melo partirá para a Itália, enquanto que o veterano bósnio Miralem Pjanic irá para a cidade catalã além de uma pagamento de 12 milhões de euros.

As duas transferências foram anunciadas com poucos minutos de diferença pelo Barcelona, que receberá 72 milhões de euros além de 10 milhões em possíveis metas pela transferência do brasileiro e pagará 60 milhões de euros e 5 milhões em possíveis metas pela incorporação do bósnio.

Em termos futebolísticos, a operação causou polêmica no lado da mídia catalã pelo fato do Barça perder uma jovem promessa de 23 anos em troca de um jogador de 30 anos vindo para um elenco já envelhecido com seus principais nomes como Messi, Luis Suárez e Piqué já acima dos 30 anos.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

A operação promete ser uma das maiores transações da janela de transferência do meio de ano, num mercado que deverá ser fortemente atingido pela crise do novo coronavírus, que paralisou o futebol europeu por cerca de três meses.

A contratação supera o valor excedido pela ativação da opção de compra do argentino Mauro Icardi (Inter de Milão) pelo Paris Saint-Germain (menos de 60 milhões de euros) e pela chegada do alemão Timo Werner (do Leipzig) ao Chelsea por 60 milhões de euros.

A troca, anunciada antes do final da temporada, também é explicada por esses motivos financeiros, pois os dois clubes precisavam aumentar a conta de receita antes do final do período, nesta terça-feira, 30 de junho.

Os dois jogadores permanecerão em seus respectivos clubes até que as competições oficiais desta temporada 2019-2020 terminem e eles poderão até enfrentar seus futuros times se avançarem para as quartas de finais da Liga dos Campeões, agendadas para agosto.

"O FC Barcelona e a Juventus chegaram a um acordo para a transferência do jogador Arthur Melo", afirmou o clube catalão em um comunicado, seguido uma hora mais tarde por outro anunciando a vindo de Pjanic, que assinará por quatro anos com o Barça.

Arthur, que está há dois anos na Espanha, foi comprado ao Grêmio em 2018 e chegou a ser comparado ao ídolo do Barcelona Xavi Hernández pela forma de jogar, Arthur teve um bom início de carreira na Europa, mas acabou perdendo regularidade, prejudicado por diversas lesões.

Nas duas temporadas no Barça, Arthur disputou 72 jogos, marcou quatro gols e conquistou dois títulos, o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha em 2018-2019.

Na semana passada, o técnico do Barcelona, Quique Setién, admitiu estar decepcionado com o brasileiro, comentando que "talvez tenha lhe faltado um pouco de continuidade" e que "não é o primeiro jogador e nem será o último a ter altas expectativas que no fim das contas as coisas não acontecem como esperado".

Leia também